Publicidade
Tecnologia

Google vai trocar nome do Bard para Gemini

Chatbot IA da empresa de tecnologia muda a marca e lançará versão para Android e paga

Imagem da noticia Google vai trocar nome do Bard para Gemini
Gemini é a aposta do Google no desenvolvimento de inteligência artificial | Divulgação
Publicidade

O chatbot de inteligência artificial Google Bard deve adotar o nome Gemini. De acordo com o registro de mudanças do software (changelog), descoberto pelo desenvolvedor Dylan Roussel mostra que a mudança deve acontecer na quarta-feira, 7 de fevereiro.

+ Anti-ChatGPT, inteligência artificial Google Bard chega ao Brasil e em 27 países

  • O arquivo diz que “Bard agora é Gemini”.
  • A reformulação da marca seria para adequar o produto ao mercado.
Documento descoberto por programador mostra que Bard vai mudar de nome e IA se chamará Gemini | Reprodução
Documento descoberto por programador mostra que Bard vai mudar de nome e IA se chamará Gemini | Reprodução

O Gemini Pro, que está integrado ao Bard, tem 40 idiomas e mais de 230 países.

“Estamos empenhados em dar a todos acesso direto à IA do Google e, a partir desta semana, todos os usuários do Gemini em nossos países e idiomas suportados terão acesso à melhor família de modelos de IA do Google. Para melhor refletir esse compromisso, renomeamos Bard para Gemini”, diz o documento.

O documento aponta também que o acesso ao Gemini Advanced estará disponível na quarta-feira, 7, e que será um produto pago, com mais recursos, que pode “fazer upload e analisar mais profundamente arquivos, documentos, dados e muito mais”.

A versão Advanced foi construída no “Gemini Ultra”, o modelo de IA mais poderoso e eficiente do Google, capaz de fazer pequenas tarefas de forma mais sutil e consegue programar, além de outras habilidades.

Gemini para Android

Segundo o site 9to5Google, os smartphones Android receberão uma versão do Gemini. Outro documento do Google mostra que “dispositivos selecionados” terão a ferramenta de IA disponível.

Ou seja, apenas para os celulares Google Pixel e o Galaxy S24, os smartphones topo de linha que usam Android. O Google descreve o Gemini da seguinte forma:

Obtenha ajuda para escrever notas de agradecimento, planejar eventos e muito mais com a IA do Google no seu telefone. O Gemini está integrado a aplicativos do Google, como Gmail, Maps e YouTube, facilitando a realização de tarefas no seu telefone. Você pode interagir com ele por meio de texto, voz ou imagens. Para conversar com Gemini no Android, baixe o aplicativo Gemini na Google Play Store. No iOS, experimente o Gemini no Google app.

Ele terá uma experiência semelhante ao uso do Google Assistente, que continua disponível na Play Store.

O 9to5Goolge conseguiu uma captura de tela sobre a versão inicial do Gemini, além do menu de configurações.

Capturas de tela do Gemini, que deve substituir o Google Assistente | Reprodução/9to5Google
Capturas de tela do Gemini, que deve substituir o Google Assistente | Reprodução/9to5Google

+ Bard - o Tech News testou a IA

Gerador de imagens

Recentemente, o Bard ganhou um recurso de gerador de imagens, que permitirá o usuário a criar imagens para o trabalho, jogo ou qualquer outra finalidade, permitindo “criar imagens de alta qualidade, alta resolução e esteticamente agradáveis”.

Todo conteúdo de imagem gerado pela IA terá o SynthID que cria uma marca d'agua invisível para informar que o conteúdo foi gerado por inteligência artificial.

No momento, o recurso funciona apenas em inglês e assim como o Bing Copilot, da Microsoft, ele gera 4 imagens por pedido e não produz imagens prejudiciais, nem comandos com pessoas famosas ou rostos realísticos.

+ Google abre chatbot de inteligência artificial Bard para 180 países

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade