Golpes virtuais: programa malicioso invade celulares e rouba dados financeiros
Novo malware Spark Cat acessa fotos dos usuários e pode causar grandes prejuízos financeiros
Simone Queiroz
A vida está cada vez mais conectada ao digital. Do banco ao trabalho, das compras aos relacionamentos, quase tudo é feito pelo celular. Mas essa praticidade também atrai criminosos. Um software malicioso, chamado Spark Cat, pode causar grandes prejuízos financeiros.
Especialistas explicam que esse malware invade dispositivos por meio de aplicativos aparentemente inofensivos, como um popular serviço de entrega de comida em países árabes (Come Come) e até chats de inteligência artificial, que têm usuários no mundo todo. O Spark Cat solicita acesso à galeria de fotos e, ao obter essa permissão, realiza uma varredura completa, identificando imagens valiosas para os criminosos, explica Ana Vitória Santos, especialista em cibersegurança.
“Ele analisa todas as imagens e consegue identificar quais informações podem ser úteis para golpes”.
Fotos de senhas bancárias, cartões de crédito e documentos pessoais, que exibam número de CPF, RG, Passaporte, podem ser utilizadas para criar contas falsas em nome da vítima ou até mesmo para realizar compras online sem autorização.
+ PF faz operação contra suspeito de ameaçar Lula no Pará
+ Celular de passageira pega fogo dentro de ônibus no Espírito Santo
Diante dessa ameaça, especialistas recomendam que os usuários revisem as permissões concedidas aos aplicativos e excluam qualquer imagem que contenha informações sensíveis. Afinal, para que um serviço de entrega de comida precisaria acessar sua galeria de fotos?
Sem dúvida , melhor prevenir que remediar. Debora dos Reis Dias já foi vítima de golpe virtual e teve suas redes sociais e o WhatsApp invadidos. Ela recebeu uma mensagem exigindo pagamento para recuperar o acesso.
“O criminoso pediu R$ 500 e disse para eu confiar nele, que devolveria minha conta. Eu ri. Como confiar em quem rouba?”, conta a vítima.
Não conceda permissões desnecessárias a aplicativos, mantenha o celular sempre atualizado e, se possível, utilize autenticação em dois fatores para proteger suas contas.