Facebook e Instagram voltam a operar após quase duas horas fora do ar
Instabilidade acontece dois dias antes de nova Lei de Mercados Digitais da União Europeia entrar em vigor
As plataformas de redes sociais Instagram e Facebook voltaram a funcionar, após ficarem fora do ar quase duas horas nesta terça-feira (5).
+ Instagram ganha novos recursos para função de mensagens diretas (DM)
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
A instabilidade acontece dois dias antes de entrar em vigor a nova Lei de Mercados Digitais da União Europeia (UE). Para cumprir a legislação, a Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, está fazendo mudanças, como permitir que os usuários separem suas contas das duas redes sociais para que informações pessoais não possam ser combinadas e seja feito um direcionamento de anúncios online.
Caso haja infração, penalidade para a empresa pode chegar a 20% de sua receita. No entanto, não está claro se a interrupção está relacionada à nova legislação europeia.
Criada em 2022, a lei da UE pretende aumentar a concorrência na economia digital e obriga as grandes empresas a reformular a lógica de funcionamento dos seus produtos digitais.
+ Google, Meta e Apple se adaptam para a obedecer às leis e regras
O chefe de comunicações da Meta, Andy Stone, reconheceu o problema e disse que ele foi resolvido o “mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”. Já um alto funcionário da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA disse que “não estava ciente de qualquer nexo eleitoral específico, nem qualquer atividade cibernética maliciosa relacionada à interrupção”.
* Com informações da Associated Press