Estudantes da rede pública do DF participam de projeto de satélite lançado ao espaço
Alunos de ensino médio atuaram em todas etapas do projeto, desde a concepção até o planejamento da operação orbital
Larissa Alvarenga
15/01/2026, 14:26 • Atualizado em 15/01/2026, 14:26
compartilhar
Iniciativa faz parte do programa Desafio Espacial, voltado à formação científica e tecnológica de jovens da rede | Divulgação
Cerca de 30 alunos do ensino médio participaram diretamente do desenvolvimento de um satélite já lançado, que agora integra a constelação da Ideia Space, startup sediada em Brasília.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
A iniciativa faz parte do programa Desafio Espacial, voltado à formação científica e tecnológica de jovens da rede. A participação dos estudantes envolveu todas as etapas do projeto, desde a concepção até o planejamento da operação orbital.
Estudantes participaram de todas etapas do projeto, já lançado ao espaço | Divulgação
Com o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB), os alunos tiveram contato com áreas como engenharia, ciência de dados e sistemas espaciais, vivenciando uma experiência inédita no ambiente escolar do DF.
O satélite lançado faz parte de uma constelação orbitando o planeta, com funções práticas como monitoramento ambiental e coleta de dados agrícolas — tarefas que demonstram que a participação desses estudantes não foi apenas simbólica, mas técnica e relevante para aplicações reais.
Estudantes da rede pública do DF participam de projeto de satélite lançado ao espaçoAlunos de ensino médio atuaram em todas etapas do projeto, desde a concepção até o planejamento da operação orbitalTecnologia2026-01-15T14:26:55.187ZCerca de 30 alunos do ensino médio participaram diretamente do desenvolvimento de um satélite já lançado, que agora integra a constelação da Ideia Space, startup sediada em Brasília. A iniciativa faz parte do programa Desafio Espacial, voltado à formação científica e tecnológica de jovens da rede. A participação dos estudantes envolveu todas as etapas do projeto, desde a concepção até o planejamento da operação orbital. Com o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB), os alunos tiveram contato com áreas como engenharia, ciência de dados e sistemas espaciais, vivenciando uma experiência inédita no ambiente escolar do DF. O satélite lançado faz parte de uma constelação orbitando o planeta, com funções práticas como monitoramento ambiental e coleta de dados agrícolas — tarefas que demonstram que a participação desses estudantes não foi apenas simbólica, mas técnica e relevante para aplicações reais. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/tecnologia/estudantes-da-rede-publica-do-df-participam-de-projeto-de-satelite-lancado-ao-espaco