Google lança IA Gemini para concorrer com ChatGPT e Microsoft Copilot
Principal aposta da big tech, inteligência artificial generativa terá versão para Android e assinatura já está disponível no Brasil ao custo de R$ 96 mensais
O Google anunciou o Gemini como a linha de ferramentas de inteligência artificial (IA) da gigante de tecnologia. Assim, as marcas Bard e Duet AI deixam de existir.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
O lançamento do Gemini Ultra 1.0, que será agora Gemini Advanced, descrito na quinta-feira (8) como a versão mais avançada do modelo de linguagem, marca um novo capítulo na oferta de IA da empresa ao público.
O que tem no Gemini?
A mudança foi revelada pela líder do projeto Gemini, Sissie Hsiao, durante uma conferência de imprensa.
+ Contra ChatGPT, Google anuncia a inteligência artificial Gemini
As principais e consideradas mais importantes da história da Google anunciadas foram:
- Todas as marcas e produtos de IA da Google estarão agregados sob a marca Gemini.
- O Bard será Gemini e, assim, ganha um aplicativo para Android.
- O Google One terá um plano de assinatura com serviços de IA generativa de alta capacidade, com o Google One AI Premíum, custando R$ 96,99 no Brasil.
- O Duet AI, -- usado no Google Workspace, que tem as ferramentas de escritório Gmail, Docs, Drive, Sheets, Keep e Google Cloud -- também adotará o nome Gemini.
- O Google Assistente é reforçado agora com o modelo de IA do Gemini, que também terá um acesso direto ao buscador Google.
- O aplicativo dedicado no Android é semelhante ao Copilot, da Microsoft, que tem tecnologia de IA ChatGPT 4, da OpenAI.
- O smartphone da Google Pixel 8 Pro já terá a IA agregada ao sistema do aparelho. Os celulares que poderão receber o sistema terão no mínimo o sistema operacional Android 12 e memória RAM de 4GB.
- Para quem usa iPhone, basta acesasr o Gemini no aplicativo do Google. A empresa recomenda que o smartphone tenha o sistema operacional iOS 16 ou maior para acessar as funções da nova IA.
- O Gemini também terá acesso pelo computador no endereço gemini.google.com e assim, a página bard.google.com será desativada.
- O Gemini promete ser uma combinação de assistente pessoal, chatbot e motor de busca, oferecendo uma experiência integrada de IA.
- O sistema (ainda) não afeta no navegador Google Chrome e o buscador Google.
"Multimodal extremamente útil"
Na coletiva, Hsiao expressou entusiasmo pelo lançamento, destacando o papel do Gemini como um assistente de IA conversacional, multimodal e extremamente útil.
Esta IA funciona da mesma forma que ChatGPT, você interage por meio de um chatbot, onde você envia os comandos e o computador entrega o que você pediu, de tarefas mais simples, como perguntar se o tempo está bom, até mesmo pedir uma sugestão de um roteiro de viagens.
O Gemini, assim como o GPT-4, consegue entender interações por áudio, imagem e texto. Além disso a IA terá três versões disponíveis ao público:
- Nano
- Tradicional
- Advanced (antes, Ultra)
Cada ferramenta tem um potencial de processamento e velocidade, podendo fazer tarefas mais simples ou complexas com maior eficiencia.
A ferramenta só está disponível em inglês, mas está acessível em 150 países e territórios, inclusive aqui no Brasil.
Os próximos idiomas que o Gemini vai falar são o japones e o coreano. Ainda não há data para o Português-Brasileiro (PT-BR).
Aposta para o futuro do Google
O Gemini foi anunciado como uma grande aposta e investimento da empresa em liderar o mercado de IA, enfrentando concorrentes como a OpenAI, com o GPT-4 e a Microsoft, que tem o Copilot.
A mudança de nome foi vazada em um changelog (documento) dias antes do anúncio oficial com o propósito de unificar os produtos de IA sobre uma marca de produto.
Ao mesmo tempo a empresa sinaliza que o seu futuro modelo de negócio, entre tantos outros tem a inteligência artificial como alvo.