Criminosos usam inteligência artificial para manipular vídeos com apresentadores de jornais
Golpe envolve o Voa Brasil, programa ainda não lançado do Governo Federal
Criminosos têm usado a inteligência artificial para aplicar golpes nas redes sociais. Entre os conteúdos manipulados, está um vídeo do telejornal SBT News na TV, onde foi falsamente divulgado que o programa de venda de passagens aéreas a preços populares do Governo Federal já estaria em vigor. Os usuários eram induzidos a acessar um link para a compra de passagem. No entanto, o objetivo era o roubo de informações pessoais.
Os criminosos utilizam técnicas avançadas de edição e inteligência artificial para conferir credibilidade aos conteúdos fraudulentos.
A empresa Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, informou que desde janeiro tem removido diversos anúncios falsos relacionados ao programa Voa Brasil, colaborando com as autoridades para combater essas práticas criminosas.
O Ministério de Portos e Aeroportos esclareceu que o programa ainda está em ajuste final, e alertou que o governo não solicita cadastros ou valores para inclusão no Voa Brasil.
Luiz Augusto D'Urso, professor de Direito Digital da FGV e presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), ressalta a importância de desconfiar de anúncios na internet. “Eu digo que navegar na internet deve ser como caminhar num bairro perigoso de madrugada, a desconfiança é absoluta e de tudo e de todos”.