Blue Origin, de Jeff Bezos, faz 8º voo espacial com passageiros civis; assista
Missão que levou seis tripulantes para fazer turismo espacial durou 10 minutos e foi considerada bem-sucedida
Na manhã desta quinta-feira (29), a Blue Origin, empresa de foguetes do empresário bilionário e fundador da Amazon, Jeff Bezos, foi bem-sucedida no lançamento do 8º voo espacial comercial com tripulantes.
+ De novo? Missão Polaris Dawn foi adiada pela SpaceX. Entenda
A missão, chamada de NS-26, levou seis civis ao espaço. A decolagem ocorreu por volta das 10h em uma base espacial no Texas, Estados Unidos, e teve duração de 10 minutos.
O voo foi um marco para a empresa, pois foi o primeiro voo espacial realizado em quase dois anos.
Como foi o voo?
A última missão bem-sucedida foi a NS-25, realizada em maio, e marcou o retorno das missões tripuladas com a nave New Shepard.
O voo foi suborbital, atravessando a Linha de Kármán, em um trajeto de 10 minutos. Em um trecho, os passageiros puderam sentir a gravidade zero antes de a nave retornar ao planeta.
Quem voou na missão?
- Ephraim Rabin (EUA) - filantropo e empresário
- Nicolina Elrick (EUA) - filantropa e empresária
- Dr. Eiman Jahangir (EUA) - cardiologista e professor de medicina e radiologia no Vanderbilt University Medical Center (EUA)
- Karsen Kitchen (EUA) - estudante de comunicações e astronomia na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill
- Rob Ferl (EUA) - professor e diretor do Instituto Espacial Astraeus da Universidade da Flórida (EUA)
- Eugene Grin (Ucrânia) - ucraniano que se mudou para os EUA em 1979 e trabalha no setor imobiliário e financeiro
Controvérsia da Linha de Kármán
Entre os destaques da tripulação está Karsen Kitchen, de 21 anos, que, segundo a empresa, é a mulher mais jovem a viajar para o espaço.
O voo superou os 100 km de altitude acima do nível médio do mar.
No entanto, não há consenso sobre isso, pois há outros registros de pessoas que atravessaram a Linha de Kármán, que delimita a área entre a atmosfera e o espaço.
Esse limite foi estabelecido pela NASA e pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, que consideram 80 km de altitude.
- Em agosto de 2023, Anastatia Mayers, de 18 anos, voou pela Virgin Galactic e teria passado a Linha de Kármán.
- Em 2021, a própria Blue Origin levou o holandês Oliver Daemen, então com 18 anos, sendo considerado o humano mais jovem a ir ao espaço, feito presenciado pelo dono da empresa espacial e da Amazon, Jeff Bezos.
- A Blue Origin já levou 37 pessoas acima da Linha de Kármán, em trajetos que duram 10 minutos, onde a tripulação pode experienciar a sensação de gravidade zero.
Blue Origin fez 21 correções
As missões foram suspensas devido a um acidente em um voo sem tripulantes.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Em setembro de 2022, um foguete caiu um minuto após a decolagem, quando estava próximo de atingir o limite da pressão mecânica (Max-Q), voando a 1.126 km/h a 8.500 metros de altitude. A falha ocorreu devido a um problema no mecanismo do foguete.
A cápsula foi ejetada a tempo e permaneceu intacta após o pouso forçado.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) determinou que a empresa só poderia voltar a voar após realizar 21 correções no foguete New Shepard.
A investigação da FAA identificou uma falha no bocal do motor do foguete, causada por temperaturas mais altas do que as suportadas pelo veículo.
A Blue Origin retomou seus voos em dezembro do ano passado, com um lançamento não tripulado que carregou cargas de ciência e pesquisa, além de vários cartões postais feitos por estudantes.