Bloqueio para captura de tela de fotos de perfil está em testes no WhatsApp
Medida visa criar dificuldade para usuários maliciosos que usam fotos em golpes. Função nova está em fase beta e logo deve ser disponibilizada ao público
Cido Coelho
O WhatsApp ganhou uma nova função que envolve privacidade. Agora, a plataforma está testando o bloqueio para captura de tela de fotos de perfil de qualquer contato.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Os testes foram descobertos pelo site WABetainfo, que mostra que ao tentar fazer o 'print' ou a captura de tela, o dispositivo informará que não será possível registrar o conteúdo. Na versão 2.24.4.25, uma janela deve aparecer com a mensagem abaixo:
"Não é possível fazer captura de tela devido a restrições do aplicativo".
Essa função cria uma dificuldade extra para quem usa a captura de tela de outros usuários para aplicar golpes.
Os criminosos geralmente baixam a foto do perfil da vítima, ou capturam a tela com a foto, criam uma nova conta no WhtasApp e começa a aplicar golpes, como pedir dinheiro para amigos e familiares.
Até o momento a versão com a melhoria está disponível para o público beta e logo deve ser liberada para outros usuários.
Bloqueio de spam na tela de bloqueio
Além disso, outra função que o aplicativo deve ganhar no âmbito da segurança, permite que seja possível bloquear rapidamente números desconhecidos, mesmo com a tela bloqueada a partir da barra de navegações, evitando abrir a tela de conversa.
Essa medida impede usuarios que usam números de WhatsApp para fazer divulgação de forma insistente com outros usuários.
Quando o usuário perturbado pelo spam enviar denúncias para a plataforma, as mensangens serão analisadas, podendo acarretar na suspensão ou banimento do número de quem enviou o spam.