Apple deve ser processada por monopólio nos Estados Unidos
Todo o ecossistema fechado deve ser questionado pelos reguladores norte-americanos, após pressão da União Europeia
A empresa de tecnologia Apple se prepara para encarar o maior processo antitruste dos Estados Unidos.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
O Departamento de Justiça norte-americano entrará com uma ação após uma investigação iniciada em 2019 para questionar o ecossistema fechado de produtos da Apple.
A alegação principal que deve ser usada no processo é que a Apple usou práticas ilegais para criar e manter um monopólio no mercado, não permitindo a seus concorrentes usar recursos de software e hardware do iPhone.
Para isso, a justiça dos Estados Unidos ouviu diversas empresas concorrentes como Meta, Epic Games, Spotify e outras para entender o cenário construído pela Apple.
Empresas como Google, Amazon e Meta já passaram por processos semelhantes.
Ainda não há prazo para o início do julgamento.
Como foi a decisão da Europa sobre a Apple
O resultado disso deve ser semelhante ao que já acontece na Europa. Lá, a empresa foi obrigada a liberar aos usuários o direito de instalar aplicativos de fora da App Store, lojas de terceiros, bem como seus concorrentes, além de reduzir a taxa dos desenvolvedores e abrir o NFC do iPhone para outras empresas concorrentes.
Além disso, a Apple terá que deixar o seu relógio inteligente Apple Watch compatível com smartphones Android e abrir o iOS para concorrentes do iMessage, que é exclusivo nos dispositivos da empresa de Cupertino.