Tecnologia

Após 11 anos, Boston Dynamics aposenta Atlas e anuncia um novo robô; assista

Humanoide é mais articulado que a geração anterior, seu tronco e membros giram em até 360 graus

Imagem da noticia Após 11 anos, Boston Dynamics aposenta Atlas e anuncia um novo robô; assista
Antigo e novo Atlas. Robô teve avanços e está mais articulado, com movimentos mais precisos e suave em suas articulações | Montagem/Boston Dynamics.
• Atualizado em
SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Após praticamente 11 anos, a Boston Dynamics aposentou o seu robô que espantou e encantou o mundo com dancinhas e saltos impossíveis, o Atlas. E a empresa não esperou muito, já apresentou o seu sucessor… O novo Atlas!

Ele é mais forte e tem uma gama de movimentos maior que a sua versão anterior. No vídeo de demonstração apresentado, o robô aparece deitado de bruços, se levanta, faz um giro com as pernas, olha para a câmera e sai andando em pé, como um humano.

O novo robô tem uma cabeça no mínimo estranha, parece um holofote circular gigante, com luzes no entorno e é possível que ele deve projetar imagens.

O novo Atlas tem uma movimentação mais fluida por conta da estrutura que agora é totalmente elétrica, que foi aprimorada em relação ao modelo anterior, que era hidráulica.

O humanoide é composto por uma combinação de cilindros, pistões e motores que auxiliam o robô a se movimentar e fazer ações semelhantes a de um ser humano, como caminhar ou carregar caixas.

Hyundai vai testar o robô

A fabricante sul-coreana de automóveis é dona da Boston Dynamics desde 2020 e ela aproveitará o Atlas para testes de manipulação de objetos, transporte de pesos e formas, além de superar as limitações humanas.

A empresa não deu prazo sobre quando o robô estará completamente testado, mas a Boston Dynamics assume que pode demorar anos.

A Boston Dynamics fez um vídeo de despedida do primeiro Atlas que já teve mais de 1.3 milhão de visualizações no YouTube da empresa. Assista.

Assuntos relacionados

Tecnologia

Últimas Notícias