NAB Show: Saiba quem é 'Ameca', robô humanóide movido por IA que interagiu com o público em Las Vegas
Descrito como o “robô humanoide mais avançado do mundo” participou de painel na maior feira de tecnologia do mundo voltada para televisão
A 101ª edição da NAB Show, maior feira e congresso de tecnologia audiovisual do mundo, contou com a participação de Ameca, descrito como o “robô humanoide mais avançado do mundo". Ela se apresentou ao lado de Daniel Anstandig, CEO da empresa britânica robótica Engineered Arts, responsável por seu desenvolvimento.
+Tesla demite 10% dos funcionários e 14 mil ficarão desempregados
Durante o painel, Ameca interage com a plateia e participa de um 'jogo' de perguntas e respostas sobre a inteligência artificial e tecnologias.
Considerada a maior feira do setor de rádio e TV do mundo, a NAB Show reúne as principais empresas e novidades tecnológicas da área com a presença de representantes de 160 países. O encontro acontece entre os dias 13 a 17 de abril em Las Vegas, nos Estados Unidos.
'Robô Ultrarrealista?' Saiba quem é Ameca
De acordo com a Engineered Arts, projeto funciona como "uma plataforma do futuro". Em seu site, a empresa diz que Ameca é o robô em formato humano mais avançado do mundo, representando a vanguarda da tecnologia robótica humana.
Projetado especificamente como uma plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas, "Ameca é a plataforma robótica humanóide perfeita para interação humano-robô", afirmam em nota.
A primeira vez que o robô 'conversou' publicamente foi em setembro de 2022 através de uma tecnologia que une sintetizador de voz e o GPT 3, da OpenAI, modelo de linguagem de ponta que usa aprendizado profundo (deep learning) para gerar textos impressionantemente humanos.
Na conversa, a empresa julgou como "coerentes" as respostas apresentadas por Ameca em seu 'primeiro teste'. Quando questionada sobre o desenvolvimento de robôs humanoides, ela enfatizou que “existem muitas aplicações possíveis para robôs humanoides". "Alguns exemplos incluem ajudar pessoas com deficiência, prestando assistência em ambientes perigosos, realizando pesquisas e atuando como acompanhante”, diz a robô.
Atualmente, o robô está disponível para compra ou aluguel de eventos. A ideia inicial da empresa é fazer com que o projeto trabalhe com o público visando o aprimoramento de software. "A arquitetura modular permite atualizações futuras, tanto físicas quanto de software, para aprimorar as habilidades da Ameca, tudo isso sem a necessidade de desembolsar um robô totalmente novo", reforça a empresa.