Apoiada por Google e Amazon, Anthropic lança inteligência artificial Claude 3
Segundo empresa, IA promete superar desempenho dos concorrentes em funcionalidades multimodais
A startup Anthropic anunciou nesta segunda-feira (4) a nova família de modelos de inteligência artificial (IA) multimodal Claude 3.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
O principal destaque e promessa da nova geração de IA da startup que tem investimento de Google e Amazon, Claude 3 tem os modelos Claude 3 Opus, que seria superior ao GPT-4, da OpenAI e ao Gemini 1.0 Ultra, da gigante de tecnologia Google.
A Anthropic diz que foram feitos vários testes de referência para mostrar a superioridade em relação aos seus concorrentes.
Sendo uma IA multimodal, a ferramenta consegue responder de forma eficaz consultas de texto, imagens, fotos e gráficos.
"Rolls-Royce das IAs"
Segundo o principal executivo da Anthropic, o Claude 3 é considerado o topo de linha das inteligências artificiais e empolgado, disse para a agência de notícias Reuters, que a IA é o "Rolls-Royce" do setor.
"Este é o modelo top de linha, o Rolls-Royce das inteligências artificiais, pelo menos por enquanto", diz Dario Amodei, CEO da Antropic.
Já para a presidente da Anthropic, os clientes vão optar pelo Claude 3 Opus, mesmo que custe mais caro, pois a IA é capaz de fazer "tarefas mais complexas cognitivamente", como análises financeiras mais precisas.
+ Leia todas as notícias sobre inteligência artificial
A startup vai cobrar US$ 15 para cada 1 milhão de 'tokens' de dados usados no Claude 3. Já os modelos inferiores terão um valor cinco vezes menor, devido a menor quantidade de dados.
A OpenAI cobra US$ 10 para cada milhão de tokens inseridos na sua inteligência artificial GPT-4 Turbo.
Os modelos Claude 3 estarão disponíveis nas plataformas de computação em nuvem da Amazon e Google e estará disponível para venda em 159 países, incluindo o Brasil.