Contas inativas do Google serão excluídas em dezembro; veja como manter acesso
Medida vale para perfis pessoais que estiverem inativos por dois anos ou mais
O Google irá excluir, a partir de dezembro deste ano, as contas da plataforma que estiverem inativas por dois anos ou mais. A medida, que aplica-se a apenas perfis pessoais, engloba logins em e-mails, Workspace - Docs, Drive e Meet -, Youtube e Google Fotos. Além da perda de acesso, os conteúdos presentes nas redes também serão excluídos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conforme anunciado no início do ano, a decisão acontece em meio à atualização da política de contas inativas, que prevê ampliar a segurança na internet. Segundo a empresa, perfis abandonados são vulneráveis na internet, "podendo ser utilizados por agentes mal intencionados para ações como roubo de identidade e disseminação de spam".
"As contas esquecidas ou não atendidas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram a autenticação configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário", explicou o Google.
O processo de exclusão das contas será realizada por fases, começando pelos perfis que foram criados e nunca usados. Antes de deletar a conta, no entanto, a plataforma enviará notificações aos usuários, tanto para o endereço de e-mail da conta como para o e-mail de recuperação, se fornecido, informando a suspensão do perfil.
+ Senacon aplica multa diária de R$ 150 mil à Meta por anúncios falsos do Desenrola
Para manter a conta ativa, é necessário fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos. A atividade pode ser realizada por meio de alguma das ações a seguir:
- Ler ou enviar um e-mail;
- Usar o Google Drive;
- Assistir a um vídeo do YouTube;
- Baixar um aplicativo na Google Play Store;
- Usar a Busca do Google;
- Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.