Nepal decide banir TikTok para proteger "harmonia social" no país
Governo alegou que conteúdos publicados no aplicativo incentivavam discurso de ódio
Camila Stucaluc
O governo do Nepal informou que irá banir a plataforma de vídeo TikTok para proteger a "harmonia social" da população. A decisão, tomada na 2ª feira (13.nov), acontece poucos dias depois que as autoridades emitiram uma diretiva endurecendo a regulamentação de conteúdo para sites e aplicativos de mídia social que operam no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o governo nepalês, a proibição vem em resposta às alegações de que alguns conteúdos no TikTok incentivam o discurso de ódio. Rekha Sharma, ministra das Comunicações e Tecnologia da Informação, disse que a influência negativa da plataforma de vídeo estava impactando a harmonia social e relações familiares no país.
Como não obteve resposta após informar o problema ao TikTok, o ministro do Interior, Narayan Kaji Shrestha, sugeriu banir o aplicativo, uma vez que excluir todos os vídeos considerados ofensivos seria "tecnologicamente difícil". Agora, as empresas de telecomunicação correm para colocar a proibição da plataforma em vigor.
+ TikTok processa estado de Montana, nos EUA, após lei proibir uso do aplicativo
O TikTok está enfrentando uma onda de impopularidade. Apenas neste ano, países como Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos anunciaram o banimento do aplicativo. Diferente do Nepal, as decisões ocorreram em meio às suspeitas de que o TikTok seja usado para coleta indevida de dados dos usuários pelo Partido Comunista Chinês.