5G e soluções nas nuvens: as novas formas de distribuição de sinais de TV
Diretor Comercial da Embratel conversou com o SBT News sobre as novas opções de modelos de transporte durante a SET Expo
Giovanna Colossi
Durante a edição deste ano da SET Expo, o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, Guilherme Saraiva, diretor Comercial da Embratel, conversou com o SBT News sobre as transformações em curso na distribuição de sinais de TV linear.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre as mudanças principais está a evolução das antenas parabólicas, que estão migrando para modelos menores e mais acessíveis, oferecendo uma gama mais ampla de canais e regionalizações, como explica Saraiva.
"As antenas parabólicas estão migrando das parabólicas antigas e grandes para as antenas de 60 centímetros, que usam uma nova faixa de frequência chamada banda Ku. Hoje quem tem a parabólica antiga às vezes está recebendo 15 canais, enquanto na parabólica nova o número de canais recebidos chega a 60. Mas tem algo ainda mais interessante. No satélite temos 100 canais e por que as pessoas só recebem 60? Porque tem 40 que são regionalizados. Desses, por exemplo, se a pessoa estiver em Minas, ela vai receber o SBT de Minas, em vez do SBT de São Paulo"
+ SET Expo 2023: SBT News entrevista palestrantes do evento
+ SET Expo 2023: Assista às entrevistas do segundo dia de evento
A conversa também abordou a migração de soluções para a nuvem, que tem revolucionado a indústria. Saraiva ressaltou que muitos serviços agora podem ser executados na nuvem sob demanda, permitindo maior flexibilidade e redução de custos. Ele apresentou um exemplo concreto da exposição da Embratel, onde uma emissora estava operando 100% na nuvem, demonstrando a versatilidade e eficiência dessa abordagem.
O SBT News, pelo segundo ano consecutivo, montou um estúdio na feira e entrevistou os principais palestrantes e participantes do evento, com algumas das conversas sendo transmitidas ao vivo no nosso canal do YouTube.
SAIBA MAIS
+ 5G e soluções nas nuvens: as novas formas de distribuição de sinais de TV
+ Pandemia mudou e acelerou a maneira de produzir conteúdo, afirma CEO da Line Up
+ Rádio digital traz novas oportunidades para a publicidade mobile
+ TV 3.0 e áudio imersivo: os benefícios e desafios de implementar nova tecnologia
+ Entenda o papel da Anatel na transição para a TV 3.0
+ João Palomino: do jornalismo à transmissão de conteúdo esportivo
+ Ministério das Comunicações quer a retomada de licitações de radiodifusão
+ "Pautar inovação é um caminho sem volta", afirma Wagner Kojo
+ Daniela Souza, da AD Digital, fala sobre canais FAST e retenção de audiência
+ Rádio digital: a integração do tradicional com as novas tecnologias
+ Secretário do Ministério das Comunicações discute inovações da TV 3.0