Impacto do digital nos negócios da arte é tema de evento em SP
SBT foi o único representante da TV aberta em encontro que discutiu os desafios nos meios artísticos
Wagner Lauria Jr.
Nesta 3ª feira (27.jun), aconteceu em São Paulo a Feira de Empreendedorismo Artístico (FEA), que debateu os desafios do entretenimento nos diferentes meios de comunicação e expressão artística, além de trazer as questões da diversidade e representatividade como pontos fundamentais de discussão no empreendedorismo dentro dos setores cultural e criativo. Organizado pela criadora de conteúdo digital, diretora artística e mentora de nomes como Kondzilla, Fefa Moreira, o encontro terminou com uma homenagem ao octogenário artista, Moacyr Franco.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com a participação de Carol Gazal, Diretora de Conteúdo Digital do SBT, o canal foi o único representante da TV aberta brasileira a marcar presença no evento. Em sua fala, Carol ressaltou como a internet têm impulsionado, na última década, uma série de mudanças que não foram vistas "em 30 anos". Ela destacou a ascensão de plataformas de redes sociais, como o TikTok, que vem se tornando uma das ferramentas digitais mais populares do país.
"A tecnologia é um grande desafio (...) A televisão, de um modo geral, tem que se reinventar. Ela já está nesse processo, mas ainda se encontra em fase de descobrimento ", reiterou Carol.
O SBT desenvolve uma experiência multiplataforma com a criação das verticais TV Zyn , focada na geração Z, SBT Games, SBT Sports e SBT News - trazendo os influenciadores para dentro de seu universo.
Flávio Pinheiro, sócio de uma das maiores casas de jazz do país, Blue Note, e que também é especializado em marketing e comunicação em diversas empresas, destacou que hoje as pessoas confiam no que é "verdade".
"Hoje em dia, o público vê no olhar se aquilo é verdadeiro ou não", disse Flávio.
Além disso, outras questões foram debatidas, como o papel desempenhado pelo buscador do Google nos dias de hoje, que reflete uma construção de relevância de pessoas públicas e canais.
O evento ainda homenageou uma figura fundamental do meio artístico brasileiro, Moacyr Franco, que teve uma passagem longeva pelo SBT. Nascido em Minas Gerais, o autor, diretor, ator, compositor, humorista e um dos pioneiros da televisão brasileira, conta com mais de 60 anos de vida artística, que inclui participação em filmes, peças de teatro e a autoria de algumas das marchinhas mais conhecidas do carnaval brasileiro.
Participaram também do encontro influenciadores e especialistas digitais de diferentes segmentos para debater a importância da pluralidade nos meios digitais.
Dados do Observatório Itaú Cultural, apresentados no evento, mostram que os setores cultural e criativo desempenham um papel importante na atividade econômica e social do Brasil. Só em 2020, a Economia da Cultura e das Indústrias Criativas alcançou uma participação de 3,11% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Além da internet e televisão, áreas como Cinema, Teatro, Dança, Artes Plásticas, Eventos, Música, Games, Marketing, Gestão Cultural e Teatro Musical foram discutidas em encontro que durou cerca de 8 horas, na sede Itaú Cultural, da Avenida Paulista e teve o encerramento comandado pelo show do cantor Zek.