"Inteligência artificial pode exterminar a humanidade", alertam cientistas
Carta aberta de pioneiros chama atenção para regulação do uso da tecnologia
"Mitigar o risco de extinção da IA -- deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear".
Em uma mensagem sucinta, uma frase com 24 palavras, especialistas, pioneiros e cientistas de inteligência artificial fazem um alerta objetivo sobre o futuro da humanidade, caso a tecnologia não seja tratada com o devido cuidado, sem respeitar os riscos que a IA pode causar na sociedade.
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A breve carta aberta foi divulgada na 3ª feira (30.mai), pela organização sem fins lucrativos, mantido com financiamento privado, Center for AI Safety ou Centro pela IA Segura (CAIS).
Mais de 350 signatários concordam que a inteligência artificial pode acabar com os humanos no planeta.
O CAIS tem objetivo de reduzir os riscos em escala social da inteligência artificial.
A organização que publicou a carta diz que quer abrir a discussão sobre o tema, além de ampliar a discussão sobre a tecnologia.
Os pioneiros da inteligência artificial Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio, além de especialistas e executivos como Sam Altman (OpenAI, criadora do ChatGPT), Demis Hassabis (CEO do Google DeepMind), Eric Horvitz (Microsoft) e Dario Amodei (Anthropoic) estão entre os signatários do manifesto.
Em mensagem nas redes sociais, Dan Hendrycks, diretor do CAIS disse que a IA tem muitos riscos, como viés sistêmico, desinformação, ataques cibernéticos, desinformação e armamento. Ele acredita que a sociedade global pode gerenciar vários riscos ao mesmo tempo.
We just put out a statement:
? Dan Hendrycks (@DanHendrycks) May 30, 2023
? (1/6)