Google é multada em US$ 32 milhões na Coreia do Sul
Gigante da tecnologia bloqueava jogos em plataforma concorrente
Cido Coelho
Nesta 3ª feira (11.abr), o regulador de concorrência da Coreia do Sul multou a Google em US$ 31,8 milhões (42,1 bilhões de wons), por impedir o lançamento de jogos de videogame para celular na plataforma de uma concorrente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
Segundo a Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul (KFTC), o Google reforçou o domínio de mercado e prejudicou a receita e o valor do mercado local de aplicativos One Store como plataforma. Produtores de jogos locais foram coagidos a lançar seus títulos na plataforma Google Play, na condição de divulgar o aplicativo entre junho de 2016 e abril de 2018.
A big tech norte-americana disse que discorda 'respeitosamente' da decisão e que vai revisar a decisão final da KFTC para avaliar os próximos passos.
"O Google faz investimentos substanciais no sucesso dos desenvolvedores e respeitosamente discordamos das conclusões da KFTC", disse um porta-voz da empresa.
A autoridade regulatória argumentou que medida contra a Google faz parte dos esforços do governo coreano para garantir mercados mais justos.
Os produtores de jogos que foram afetados pela Google estão o Netmarble, Nexon e NCSOFT, além de empresas menores, segundo o KFTC.
Em 2021, a big tech foi multada pela KFTC em 200 bilhões de wons por bloquear versões personalizadas de seu sistema operacional Android na Coreia do Sul.