Publicidade
Tecnologia

Desenvolvedor que ajudou a criar o Android é morto nos Estados Unidos

Bob Lee foi esfaqueado várias vezes. Polícia de São Francisco não tem pistas do assassino

Imagem da noticia Desenvolvedor que ajudou a criar o Android é morto nos Estados Unidos
Crazy Bob era considerado um gênio da tecnologia e respeitado pelos seus pares da indústria | MobileCoin
• Atualizado em
Publicidade

O desenvolvedor e executivo de tecnologia Bob Lee, 43 anos, foi assassinado a facadas em São Francisco, nos Estados Unidos. Ele é conhecido por ajudar a criar o sistema operacional para smartphones Android, da Google. Segundo fontes da televisão local KNTV, o executivo de tecnologia foi atacado na manhã de 3ª feira (04.abr), perto da Rincon Hill e da Bay Bridge. Os policiais receberam um chamado por volta das 2h35 da madrugada sobre um esfaqueamento no bloco 300 da Main Street. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia

Lee foi encontrado ferido, com várias marcas de faca, levado a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

Crime aconteceu durante a madrugada | KNTV/Reprodução

A morte foi confirmada publicamente pelo fundador da MobileCoin, Joshua Goldbard, porém o pai de Lee, Rick Lee, também fez uma declaração no Facebook, na tarde de 4ª feira (05.abr) anunciando a morte do filho.

'Acabei de perder meu melhor amigo, meu filho Bob Lee, quando ele perdeu a vida na rua em São Francisco na manhã de terça-feira', Ricky Lee escreveu.


Bob também era diretor de produtos da MobileCoin, foi diretor de tecnologia da Square e era um dos cofundadores da Cash App.

Polícia lamenta morte e investiga o caso

Nenhuma prisão foi feita até o momento e detalhes não foram divulgados. O chefe da Polícia de São Francisco, William Scott, emitiu uma nota em nome do departamento, lamentando o caso, prestou "profundas condolências a família e amigos" de Lee e prometeu que as investigações "vão trazer justiça" para quem cometeu o crime e que a polícia está "compromissada com recursos e pessoas nos trabalhos de investigação".

Crazy Bob era um gênio da tecnologia

Bob Lee é conhecido no meio da tecnologia. Ele foi um dos responsáveis por criar o sistema Android, na Google, em 2004, desenvolvendo a biblioteca central do Sistema Operacional.

Depois, em 2010, Lee trabalhou na Square, uma empresa de pagamentos, que depois se tornou a Block. Lá também contribuiu para desenvolver o aplicativo da companhia, foi o primeiro CTO da startup e criou a carteira digital Cash App em 2011.

Em 2015, foi CEO do aplicativo de conversas em grupo Present, voltado para as mulheres. 

Atualmente, Bob Lee era CPO da empresa fornecedora de criptomoedas MobileCoin. Ele também foi um dos autores do livro "Bitter EJB", voltado para desenvolvedores, para ajudá-los a codificar no framework Enterprise Java Beans, voltado para desenvolver aplicativos de negócios baseados na internet.

Lee também era investidor em startups de tecnologia. Ele fez aportes na SpaceX, Clubhouse, Tile, Figma, Faire, Orchid, Addressable, Nana, Ticket Fairy, Gowalla, Netswitch e entre outros.

Musk e outros executivos lamentaram

A morte de Bob Lee foi sentida pela comunidade e recebida com lamentações e tristeza. 

Executivos como Jack Dorsey, que cofundou o Twitter, Dylan Field, CEO da Figma e o bilionário Elon Musk se manifestaram nas redes sociais sobre o crime em São Francisco.

"É real. Estou recebendo ligações. Comovente. Bob foi fundamental para a Square e o Cash App. Era um cara para se amar", diz Dorsey, executivo da Block e cofundador do Twitter.

O lutador de MMA lamentou a morte e o bilionário Elon Musk comentou a violência da cidade, marcando a promotora da região, Brooke Jenkins.

"Muitas pessoas que conheço foram severamente agredidas. Crimes violentos em SF são horríveis e, mesmo que os agressores sejam pegos, eles geralmente são soltos imediatamente", diz Musk ao comentar o tuite do lutador de MMA Jake Shields.

"Tão triste ao saber da morte prematura de Bob. O conheci no verão de 2006 ? ele não se importava que eu tivesse apenas 14 anos e conversávamos sobre tecnologia/geek sobre programação. Permanecemos conectados ao longo dos anos e ele foi um dos primeiros apoiadores da Figma. É tão difícil acreditar que ele se foi", lamentou Field, do Figma.


 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade