GM supera Ford em venda de veículos elétricos nos EUA
Montadora consegue bom desempenho com o seu modelo Chevrolet Bolt. Tesla ainda lidera
Cido Coelho
A General Motors (GM), dona da Chevrolet e outras marcas de veículos, superou as expectativas de vendas do elétrico Chevrolet Bolt no primeiro trimestre de 2023 e desbancou a montadora Ford do segundo lugar nas vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
Segundo dados da Motor Intelligence, a GM conseguiu vender 20.670 veículos elétricos, ficando bem atrás da principal concorrente,Tesla, que lidera as vendas com mais de 161 mil veículos vendidos nos Estados Unidos entre janeiro a março.
Já a Ford vendeu 10.866 veículos no trimestre. A montadora se justifica alegando que teve que parar a fabricação do SUV elétrico Mustang Mach-E por sete semanas para modernizar a fábrica no México, para expandir a produção.
A picape elétrica F-150 Lightning também teve a produção paralisada em fevereiro após uma bateria pegar fogo durante uma verificação de qualidade antes da entrega, prejudicando os resultados. O problema foi resolvido e a produção foi retomada em 13 de março.
Mesmo diante destes desafios, a Ford teve aumento de 41% nas vendas de veículos elétricos em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
No primeiro trimestre, a GM entregou 19.700 do seu modelo de elétrico mais vendido, o Chevrolet Bolt hatchback e utilitário. Resultado bem diferente dos 358 veículos Bolt entregues devido ao desvio da demanda das baterias, que foram direcionadas para os 142 mil Bolts antigos que precisaram passar por recalls, porque as baterias causavam incêndios.
A GM também vendeu 968 SUVs elétricos Cadillac Lyriq e 2 picapes GMC Hummer EV no trimestre que passou. Com isso, alcançando 44 vezes mais vendas de elétricos do que o mesmo trimestre de 2022.
A montadora alemã Volkswagen, segue na lanterna nas vendas, em quarto lugar, com vendas de 9.758 veículo elétricos, do modelo hatchback ID.4.
A Volkswagen, que está em quarto lugar nas vendas de VEs nos Estados Unidos com 9.758 entregas do hatchback ID.4, quase derrubou a Ford em dois níveis.
Vendas sobem 48% nos EUA
Ainda segundo informações do Motor Intelligence, os Estados Unidos, a venda de veículos elétricos cresceram 48% entre janeiro a março, chegando a 258 mil unidades, correspondendo a 7,2% nas vendas de veículos novos. Em 2022, a participação das vendas era de 5,8%.