Publicidade
Tecnologia

Pausar inteligência artificial não é solução, diz Bill Gates

Fundador da Microsoft se manifesta após divulgação de carta em defesa da paralisação da tecnologia

Imagem da noticia Pausar inteligência artificial não é solução, diz Bill Gates
Gates acredita que a pausa da IA pode ser mais complicada do que manter o seu desenvolvimento | Facebook/Bill Gates
• Atualizado em
Publicidade

O cofundador da Microsoft e filantropo Bill Gates se manifestou após a divulgação da carta aberta que defende uma pausa do desenvolvimento da inteligência artificial. Para Gates, a pausa não vai "resolver os desafios" futuros.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o norte-americano defende que o foco agora é usar a inteligência artificial da melhor forma possível.

Mais de mil especialistas em IA, entre eles Steve Wozniak, cofundador da Apple e, Elon Musk, dono da Tesla e do Twitter, pediram em carta aberta a pausa no desenvolvimento de sistemas mais poderosos.

O cofundador da Microsoft acredita que a IA pode ser usada para reduzir desigualdades globais e que uma pausa poderia ser complicada de ser implementada. 

"Não acho que pedir a um grupo específico para fazer uma pausa resolva os desafios. Claramente, há enormes benefícios nessas coisas -- o que precisamos fazer é identificar as áreas complicadas", diz Gates para Reuters.

A carta divulgada pelo Future of Life Institute pedem uma paralisação de seis meses na pesquisa de IA mais poderosas que o GPT-4, da OpenAI.

"Nos últimos meses, vimos os laboratórios de IA se lançando em uma corrida descontrolada para desenvolver e implantar cérebros digitais cada vez mais potentes que ninguém, nem mesmo seus criadores, podem entender, prever, ou controlar, de forma confiável", diz a carta. 

Gates diz que não entende esse pedido feito em carta aberta e que existem outras opiniões acerca da IA.

"Eu realmente não entendo quem eles estão dizendo que poderia parar, e se todos os países do mundo concordariam em parar, e por que parar. Mas há muitas opiniões diferentes nessa área", diz Gates para a agência de notícias Reuters.

Um dia antes da divulgação da carta, Bill Gates publicou em seu blog The Gates Notes o texto "A Era da IA começou", onde faz a defesa da tecnologia para reduzir algumas das piores desigualdades no planeta.

"O desenvolvimento da IA ??é tão fundamental quanto a criação do microprocessador, do computador pessoal, da Internet e do telefone celular. Isso mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras. Indústrias inteiras se reorientarão em torno dele. As empresas se distinguirão pela forma como o usam", explica Gates em seu blog.

Gates é um forte defensor da tecnologia de inteligência artificial e acredita que ela é tão revolucionária como à internet ou telefones celulares.

"Todos devem se beneficiar da inteligência artificial, e não apenas as pessoas dos países ricos. Esta é a prioridade para o meu próprio trabalho", disse o bilionário nas redes sociais após publicar seu texto.


 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade