Multinacionais apostam no trabalho hibrido nos pós-pandemia
O tema foi discutido num evento mundial de tecnologia na cidade de Chicago, nos Estados Unidos
SBT News
O APC 2023, organizado pela HP, aconteceu essa semana e contou com a participação de gigantes da tecnologia como AMD, NASDAQ e Microsoft. Para os executivos dessas empresas, o modelo de trabalho híbrido está ganhando força, mas não se trata apenas de trabalhar em casa. Outro tema em destaque no encontro foi a crise das big-techs e a necessidade de que elas façam esforços para reconquistar a confiança do mercado.
O que é trabalho híbrido?
Trabalho híbrido é um modelo que combina o trabalho presencial com o trabalho remoto. Com a pandemia, muitas empresas adotaram o trabalho remoto como medida de segurança, mas agora estão buscando um equilíbrio entre o trabalho presencial e o trabalho remoto. O trabalho híbrido permite que os funcionários exerçam suas funções em casa em alguns dias da semana e no escritório em outros dias, proporcionando mais flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O futuro do modelo híbrido de trabalho
Durante a APC 2023 as multinacionais discutiram a importância do trabalho híbrido como modelo no pós-pandemia. Para os executivos essa forma de relação com a equipe de colaboradores chegou para ficar, uma vez que o trabalho híbrido permite que as empresas ofereçam não só mais flexibilidade de horários, mas se mostrou fundamental para ajudar a melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional das pessoas e combater a epidemia de problemas mentais que foram desencadeados pela COVID-19. Do ponto de vista do negócio, o trabalho híbrido ajudou a aumentar a produtividade e reduzir custos com escritórios físicos.
A crise das big-techs e a retomada da confiança
1.500 participantes de vários países, além da imprensa especializada global, estiveram no APC 2023, em Chicago, uma participação que mostra bem a importância do evento e dos temas discutidos ali.
Para todos eles é fundamental discutir a crise das big-techs, que nos últimos meses promoveram demissões em massa no mundo todo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os executivos das multinacionais presentes no encontro falaram da necessidade de se montar estratégias para Retomar o Crescimento e Reconquistar a Confiança do mercado.
Transparência e responsabilidade
Uma das estratégias mais importantes para as big-techs retomarem o crescimento e reconquistarem a confiança dos consumidores é a transparência e responsabilidade, destacaram os executivos.
Para eles, as empresas devem formular políticas claras sobre como coletam e usam os dados dos usuários, além de serem responsáveis por quaisquer violações de privacidade ou segurança.
Além disso, segundo apontaram os executivos, as empresas devem ser transparentes sobre suas políticas de moderação de conteúdo e tomar medidas sérias para combater a desinformação e o discurso de ódio em suas plataformas.
*Armindo Ferreira viajou para a APC 2023 a convite da HP tecnologia.