Metrô de SP realiza ação para recolher lixo eletrônico
Materiais serão coletados até o dia 30 de junho em oito estações espalhadas pela capital paulista
Anderson Scardoelli
Itens comumente chamados de "lixo eletrônico" poderão ser encaminhados para o descarte correto em oito estações do Metrô de São Paulo. Chamada justamente de "Eletrônico não é lixo", a ação será realizada até a próxima 5ª feira (30.jun) e, segundo os organizadores, servirá para realizar o descarte de equipamentos como pilhas, bateriais, fones de ouvido, aparelhos celulares e demais eletrônicos de pequeno porte.
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia no portal SBT News
Apesar de ter estações do Metrô como pontos de coleta de equipamentos eletrônicos, a campanha foi idealizada pela Green Eletro, empresa da área de logística. De acordo com a própria companhia, são gerados mais de 2 milhões de toneladas de "lixo eletrônico" no Brasil a cada ano. De todo esse montante, porém, menos de 3% são direcionados para o processo de reciclagem. O hábito de colocar esses materiais junto ao lixo orgânico comum é um dos fatores para esse baixo percentual.
Para incentivar os passageiros a se conscientizarem a respeito e, assim, passarem a dar o descarte correto para objetos eletrônicos que não serão mais usados, a equipe do Metrô afirma que a questão se trata de olhar para a preservação do meio ambiente. "Quando descartados no lixo comum, esses produtos podem trazer consequências negativas para o planeta e ao ser humano", informa a empresa.
"A reciclagem desses produtos permite a recuperação e reutilização de vários materiais, como plástico, vidro, ouro, prata e muitos outros."
"Se depositados no lugar certo, a reciclagem desses produtos permite a recuperação e reutilização de vários materiais, como plástico, vidro, ouro, prata e muitos outros, além de garantir a destinação ambientalmente segura do que não pode ser recuperado", prossegue a equipe de comunicação do Metrô de São Paulo.
Onde entregar o lixo eletrônico
Os usuários da rede do Metrô de São Paulo terão até o fim de junho para entregar o "lixo eletrônico" para encaminhamento do descarte correto. Tal entrega poderá ser feita nas seguintes estações:
- Ana Rosa (linhas 1-Azul e 2-Verde);
- Consolação/Paulista (linhas 2-Verde e 4-Amarela);
- Palmeiras-Barra Funda (linha 3-Vermelha e serviços da CPTM);
- Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde);
- Santa Cruz (linha 1-Azul);
- Tamanduateí (linha 2-Verde; e serviço 710 da CPTM);
- Tucuruvi (linha 1-Azul);
- Vila Prudente (linhas 2-Verde e 15-Prata).