União Europeia decide impor carregador universal a partir de 2024
Decisão tem como objetivo facilitar o acesso do consumidor e diminuir o lixo eletrônico
Camila Stucaluc
Integrantes da União Europeia anunciaram, nesta terça-feira (7.jun), a imposição de um carregador universal para smartphones, tablets e dispositivos portáteis até meados de 2024. A proposta, que tem como objetivo ajudar o consumidor e o meio ambiente, começou a ser debatida em 2009, mas voltou à pauta da Comissão em setembro do ano passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo comunicado, a norma será uma entrada USB-C para todos os dispositivos eletrônicos. O texto destacou ainda que a velocidade de carregamento será "harmonizada para dispositivos que suportam carregamento rápido, permitindo aos utilizadores carregarem os seus dispositivos à mesma velocidade com qualquer carregador compatível".
"Os consumidores não precisarão mais de um dispositivo e cabo de carregamento diferentes toda vez que comprarem um novo dispositivo", defendeu o Parlamento Europeu
"O acordo faz parte de um esforço mais amplo da UE para tornar os produtos mais sustentáveis, reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores", acrescentou.
+ Reino Unido começa a testar semana de trabalho de quatro dias
Desde que a proposta começou a ser debatida, os 30 modelos de carregadores que estavam disponíveis no mercado foram reduzidos a três. Mesmo assim, segundo a União Europeia, os consumidores gastam cerca de 2,4 bilhões de euros anualmente em cabos e adaptadores para carregar os dispositivos.