Publicidade
Tecnologia

Mark Zuckerberg apresenta novo óculos de realidade virtual do Facebook

Batizado de Project Cambria, dispositivo tem a finalidade para uso profissional e esportivo

Imagem da noticia Mark Zuckerberg apresenta novo óculos de realidade virtual do Facebook
mark zuckerberg testa o oculos project cambria, a aposta de dispositivo de realidade virtual da meta
• Atualizado em
Publicidade

Não é novidade que o metaverso e a realidade virtual viraram a grande obsessão de Mark Zuckerberg.  A Meta apresentou na 5ªfeira (12.mai) o óculos de realidade virtual (VR), batizado por Project Cambria.

+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Zuckerberg fez uma demonstração do novo produto, mostrando como que deve funcionar o Cambria.

O dispositivo usa muito da tecnologia desenvovlida no Quest 2, lançado em 2020, quando foi o último modelo de óculos VR lançado pela Meta. O Quest 2 podia ser usado para que o usuário pudesse acessar um ambiente virtual direto do seu computador, podendo jogar games de realidade virtual.

O Cambria possui câmeras para exibir o vídeo em cores, da mesma tecnologia do Quest 2 -- só que antes exibia imagens em preto e branco. 

De acordo com o site de tecnologia CNET, o Cambria deve ter mais sensores e vai trabalhar com rastreamento de condicionamento físico. O dispositivo ainda deve ser compatível com o Apple Watch, pois, ele permitira o pareamento. 

Os óculos devem ter rastreamento ocular por meio de câmeras infravermelhas, acompanhando o movimento dos olhos, e outras lentes captam a imagem que os olhos observam.

O Cambria deve ter sensores que detectam expressõs faciais e que podem mapear emoçõs em avatares.

Na demonstração, Zuckerberg apontou que os óculos devem ser utilizados para fins profissionais, no trabalho e na academia. No Instagram, foi publicado um vídeo em que o próprio criador da rede social Facebook e CEO da Meta mostra como o Cambria pode ser usado na rotina diária.

No Twitter, a Meta também divulgou oficialmente o produto em um vídeo, sem muitos detalhes da nova plataforma, chamada de Presence Plataform, que deve ser a base de operações do metaverso.

Ainda no Twitter, diretor de tecnolgia da Meta, Andrew Bosworth informou que deve apresentar mais detalhes sobre o conceito da plataforma na próxima semana.

O site The Information informou que a Meta deve lançar mais óculos de realidade mista e virtual (RA e VR) até o final do ano de 2024. Além do Cambria, um novo modelo do Quest, mais barato deve ser lançado ao mercado.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade