Nokia suspende negócios na Rússia
Empresa finlandesa de telecomunicações não deu prazo sobre saída no país; Finlândia e Rússia estão em atrito após interesse de entrada na OTAN
A fabricante de equipamentos de telecomunicações finlandesa Nokia anunciou que está saindo do mercado russo. Em uma entrevista à agência de notícias Reuters, na 2ªfeira (11.abr) disse que está suspendendo os negócios no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O principal executivo da Nokia, Pekka Lundmark, disse que não havia 'nenhuma possibilidade de continuar no país', devido a situação atual.
Lundmark ressaltou que a empresa vai continuar apoiando os clientes durante a saída, mas não detalhou sobre os prazos e o plano de retirada da Nokia da Rússia.
A Nokia não se pronunciou se sua saída tem relação com o desgaste nas relações entre Rússia e Finlândia, que anunciou o interesse em ingressar na OTAN.
Além disso, a empresa declarou que está providenciando as licenças para apoiar os clientes em conformidade com as sanções atuais. A Nokia acredita que sua saída do país não afete suas perspectivas de lucro no primeiro trimestre do anos de cerca de US$ 109 milhões.
No mercado russo, tanto a Nokia, como sua concorrente sueca Ericsson, enfrentam forte concorrência das empresas chinesas como Huawei e ZTE que tem participação maior no setor.
A decisão de deixar a Rússia vai afetar 2 mil trabalhadores, no entanto, o executivo da empresa de telecom disse que deve oferecer ofertas de trabalho em outras regiões do mundo.
A Nokia possui 90 mil funcionários em todo o planeta.