Grupo de astronautas privados chega à Estação Espacial Internacional
Equipe começa missão científica de uma semana. Viagem é marco no turismo espacial comercial
Chegou no sábado (9.abr) à Estação Espacial Internacional (ISS) a primeira equipe de astronautas de uma empresa privada, considerado um marco das viagens espaciais. O grupo chegou à plataforma de pesquisas para começar uma missão científica de uma semana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A equipe formado por quatro astronautas fez uma viagem de 21 horas em seu trajeto da Terra até a ISS. Eles representam a startup norte-americana Axiom Space e o voo aconteceu na 6ªfeira (8.abr) a partir do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, na Florida, em um foguete Falcon 9 lançado pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. O traslado foi transmitido ao vivo pelo site da Nasa.
A cápsula Crew Dragon levada ao espaço pelo foguete atracou na ISS por volta das 9h30 de sábado (horário de Brasília), com dois veículos espaciais voando cerca de 420 km acima da região central do oceano Atlantico.
Depois de atracar, os tripulantes tiveram de esperar mais 2 horas para que a passagem entre a estação espacial e a cápsula fosse pressurizada e verificada para vazamentos. Após este procedimento, as escotilhas foram abertas e os novos astronautas chegaram à base espacial.
Equipe de astronautas civil de empresa privada
A equipe da startup Axiom tem planos de oito dias no espaço e a viagem foi liderada pelo astronauta espanhol aposentado da Nasa Michale López-Alegria, 63 anos, que também é vice-presidente da empresa para desenvolvimento comercial.
Quem acompanha o time espacial também é Larry Connor, que teria 70 anos, empreendedor imobiliário e de tecnologia e aviador acrobático de Ohio, que foi o piloto da missão.
Eytan Stibbe, 64, investidor, filantropo e ex-piloto de combate de Israel, além do empresário e filantropo canadense Mark Pathy, 52 anos, também acompanham a equipe e servirão como especialistas da missão.
Lá eles se juntaram aos sete tripulantes da ISS mantido pelos governos dos EUA, Alemanha e Rússia -- três americanos, um alemão e três russos.
Experimentos científicos e biomédicos na ISS
A equipe da Axiom levou duas dúzias de experimentos científicos e biomédicos que serão conduzidos na estação espacial, incluso pesquisas sobre saúde cerebral, células-tronco cardíacas, câncer e envelhecimento, além de uma demonstração tecnológica para produzir ótica usando a tensão superficial de fluídos na microgravidade no espaço.