Publicidade
Tecnologia

Morre Tadao Takahashi, um dos pioneiros da internet no Brasil

O pesquisador foi fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e nomeado ao Hall da Fama da Internet

Imagem da noticia Morre Tadao Takahashi, um dos pioneiros da internet no Brasil
Eduardo Tadao Takahashi durante audiência no Senado de terno azul e camisa branca e óculos
• Atualizado em
Publicidade

Um dos pioneiros da internet no Brasil, Eduardo Tadao Takahashi, morreu na última 4ª feira (6.abr), aos 71 anos, por complicações cardíacas. O velório de Eduardo acontecerá nesta 6ª feira (8.abr) em Campinas, onde vivia. Tadao foi fundador e o primeiro dirigente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), uma das primeiras organizações responsáveis no Brasil pela educação e pesquisa, voltada para o uso inovador de redes.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O pesquisador ajudou a planejar políticas públicas para Tecnologias da Informação das Nações Unidas, Comissão Europeia e do Fórum Econômico Mundial. Participou do grupo que gerou o Comitê Gestor da Internet no Brasil integrando o conselho de 1995 a 1998, e de 1999 a 2003. Em um vídeo na rede social da RNP, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, lamentou a morte de Takahashi afirmando que o Brasil perdeu uma referência muito importante na área.

Em nota, a Diretoria Executiva da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa afirmou estar triste e consternada com o falecimento "Todos na RNP estamos tristes, consternados com a notícia do súbito falecimento de Tadao Takahashi, nosso fundador e o primeiro dirigente da rede acadêmica brasileira entre 1989 e 1996".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade