Morre Tadao Takahashi, um dos pioneiros da internet no Brasil
O pesquisador foi fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e nomeado ao Hall da Fama da Internet
Leonardo Rinaldi
Um dos pioneiros da internet no Brasil, Eduardo Tadao Takahashi, morreu na última 4ª feira (6.abr), aos 71 anos, por complicações cardíacas. O velório de Eduardo acontecerá nesta 6ª feira (8.abr) em Campinas, onde vivia. Tadao foi fundador e o primeiro dirigente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), uma das primeiras organizações responsáveis no Brasil pela educação e pesquisa, voltada para o uso inovador de redes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O pesquisador ajudou a planejar políticas públicas para Tecnologias da Informação das Nações Unidas, Comissão Europeia e do Fórum Econômico Mundial. Participou do grupo que gerou o Comitê Gestor da Internet no Brasil integrando o conselho de 1995 a 1998, e de 1999 a 2003. Em um vídeo na rede social da RNP, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, lamentou a morte de Takahashi afirmando que o Brasil perdeu uma referência muito importante na área.
Em nota, a Diretoria Executiva da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa afirmou estar triste e consternada com o falecimento "Todos na RNP estamos tristes, consternados com a notícia do súbito falecimento de Tadao Takahashi, nosso fundador e o primeiro dirigente da rede acadêmica brasileira entre 1989 e 1996".