'2026 é o novo 2016': entenda trend nostálgica que viralizou nas redes sociais
Trend surgiu em dezembro de 2025, quando usuários perceberam que o icônico ano completaria uma década


Gabriela Belchior
Fotos antigas acompanhadas da legenda "2026 é o novo 2016" tomaram as redes sociais nos últimos dias. A pergunta que muitos se fazem é: por que tantas pessoas estão resgatando imagens de 10 anos atrás?
A trend surgiu em dezembro de 2025, quando usuários perceberam que o icônico ano de 2016 completaria uma década. Com a proximidade da virada do ano e as expectativas em torno de 2026, internautas deram início a um movimento marcado pela nostalgia, relembrando momentos vividos e tendências da época, na esperança de que o novo ano seja tão marcante quanto o outro.
Os registros mais compartilhados remetem às principais redes sociais que dominavam o cenário digital naquele período, como Tumblr, VSCO, Vine, Snapchat e Musical.ly, plataforma que posteriormente se tornaria o TikTok. Essas redes marcaram uma geração ao ditar estilos de edição, filtros e formas de fotografia que influenciaram a estética digital da época.
A tendência também resgata a chamada era dos youtubers e dos blogs, além do início de fenômenos virais como o Mannequin Challenge. Elementos como cabelos e acessórios coloridos, maquiagens fortes e bem marcadas, músicas que se tornaram trilhas de uma geração, bonés de aba reta e outros símbolos culturais reaparecem como memórias afetivas.
O movimento evidencia como o consumo da cultura, especialmente digital, se transformou ao longo do tempo, reforçando o impacto que 2016 teve na construção das identidades online e nas tendências que ainda ecoam atualmente.









