Publicidade
Tecnologia

Trend Polaroid: veja como criar a sua foto com famosos e entes queridos usando IA

Inteligência artificial do Google viraliza com fotos Polaroid; aprenda como usar

Imagem da noticia Trend Polaroid: veja como criar a sua foto com famosos e entes queridos usando IA
Crie imagens usando a inteligência artificial | Fotos: Reprodução/ Redes Sociais
• Atualizado em
Publicidade

Uma nova trend viralizou na internet em que pessoas aparecem ao lado de famosos, entes queridos que já se foram ou até mesmo com a sua versão mais nova, em fotos no estilo polaroid.

+ Instagram lança nova função "republicar"; veja como funciona

Pode parecer inusitado, mas a inteligência artificial chama a atenção pelo realismo utilizado nas imagens e oportunidade de estar perto de alguém que você dificilmente estaria ao lado, ou alguém que já se foi. A ferramenta usada para a criação digital é a inteligência artificial do Google, o Gemini.

Confira como criar a foto usando IA:

1. Acesse o Gemini, pelo navegador ou baixe o aplicativo;

2. Escolha imagens em boa resolução: selecione uma sua e outra da pessoa desejada. Clique em “+” ou “Enviar arquivos” e selecione as duas fotos;

3. Use o seguinte prompt (comando): “Crie uma imagem tirada com uma câmera Polaroid. A foto deve ter o formato quadrado, parecer uma foto normal, sem um objeto ou propriedade clara. A foto deve ter um leve desfoque e uma fonte de luz consistente, como um flash em um quarto escuro, espalhada por toda a foto. Não altere os rostos ou sorrisos, e faça com que se abracem. Substitua o fundo por uma cortina branca."

Se desejar algo diferente (fundo, ambiente, abraço, mãos dadas, etc), é possível alterar os comandos como preferir.

Posso gerar foto com famosos?

Apesar da brincadeira ser divertida, A DPO (Data Protection Officer) do Viseu Advogados, Antonielle Freitas, alerta que a proteção de dados é um fator que precisa ser considerado.

Isto porque imagens identificáveis de pessoas são consideradas como “dados pessoais” pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a criação, edição, armazenamento e publicação dessas mídias requer consentimento.

A LGPD não se aplica ao tratamento realizado por pessoa natural para fins exclusivamente pessoais e não econômicos. No entanto, a advogada explica que essa exceção não vale quando a imagem é tornada pública, compartilhada fora do círculo íntimo ou processada por serviços de terceiros - caso dos famosos.

“Para figuras públicas (celebridades, políticos) há menor expectativa de privacidade quanto a atos públicos, mas o direito à imagem e à honra continua existindo; uso comercial sem autorização, ou representações que causem dano (difamação, exposição vexatória, falsa autoria de atos ilícitos etc.) seguem sendo passíveis de ação judicial”, destaca Antonielle.

+ YouTube aposta em IA como chave para criação de conteúdo

Nas redes sociais, usuários compartilharam o resultado de suas criações:

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade