SXSW discute impacto das grandes empresas tecnológicas na nossa vida
Nessa edição do Tech News falamos dos principais destaques da SXSW e um clássico que retorna
Armindo Ferreira
Mesmo sem tanta movimentação como nos outros anos, principalmente ainda por causa dos efeitos da pandemia, a SXSW começou em Austin nos Texas no último dia 11 e é claro que o reflexo causado pela Covid-19 na vida das pessoas foi um dos destaques das discussões até agora.
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mudanças no cinema
O consumo de entretenimento por serviços de streamings explodiu e isso, claro, trouxe impactos profundos na indústria das grandes telas. De uma maneira geral acredita-se que os cinemas devem focar em eventos grandiosos e com uma busca de formatos que ampliam a experiência, como eventos para fãs, por exemplo, algo que já tem acontecido aqui no Brasil, com os lançamentos dos filmes do Homem-Aranha, Pânico e Batman. Além do ingresso e o tradicional combo de pipoca mais refrigerante, agora essas empresas também oferecem brindes colecionáveis e tickets de ingresso premium.
O que rolou na SXSW?
Foi apresentado um estudo com 5 mil programas mais assistidos entre os norte-americanos que mostrou que programas de "Política e Opinião" tiveram crescimento relevante e mostram como as pessoas estão ávidas por consumir conteúdo sobre política. E os podcasts em vídeo no YouTube continuam tendo relevância e esse modelo em (o formato original é baseado somente em áudio) deve ser um formato que veio para ficar.
Outro ponto de discussão foi sobre até onde pode ir a nossa confiança nas chamadas Big Techs, tais como Meta e Apple, por exemplo. Essas empresas ficaram tão poderosas que podem estar interferindo demais e com muita força na sociedade? Essas megacorporações devem passar por algum tipo de regulação? São questões sem respostas conclusivas, mas indicam a importância da discussão. É o tipo de pauta que provavelmente veremos aqui no Brasil, no segundo semestre, por conta das eleições.
E por falar nessas empresas, a aposta do Mark Zuckerberg, o Metaverso, foi desacreditado pelo palestrante Scott Galloway, que acredita que o uso de óculos de realidade virtual tem baixa adesão, Galloway é famoso por suas previsões polêmicas sobre tecnologia e consumo. Ele também disse que os aplicativos de celular que abrigam vários serviços, os chamados super apps, devem ter protagonismo maior nos próximos anos.
A SXSW é um dos principais eventos globais sobre cultura e tecnologia e vai até o dia 20 de março.
Um clássico moderninho
A Volkswagen acaba de lançar as novas Kombis, só que agora chamadas de ID. Buzz e ID. Buzz Cargo e totalmente elétricas. Os modelos trazem o mais recente ID. software que estabelece novos padrões em seu segmento com novíssimos sistemas e funções para segurança, conforto e carregamento. Os modelos trazem novidades tecnológicas, tais como, controle de diversos recursos dentro do carro por comando de voz, e o recurso Lane Assist, que permite uma direção que facilita a condução parcialmente autônoma.
As novas versões da Kombi chegarão ao mercado inicialmente em alguns países europeus em setembro deste ano, e ainda não há um prazo oficial para chegada no Brasil.
Assista a mais uma edição do Tech News: