Publicidade
SBT News

Roubos e furtos de motocicletas crescem quase 33% em São Paulo

Na madrugada deste sábado (09.dez), criminosos invadiram uma concessionária, na Grande SP, e levaram 4 motos

Imagem da noticia Roubos e furtos de motocicletas crescem quase 33% em São Paulo
roubo de concessionária em sp
• Atualizado em
Publicidade

Os roubos e furtos de motocicletas cresceram quase 33% em São Paulo, entre janeiro e outubro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento foi realizado por uma empresa de rastreamento veicular, com base nos dados oficiais disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Foram mais de 26 mil ocorrências, só nos dez primeiros meses deste ano.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O advogado Paulo de Jesus, especialista em Segurança Pública, explica que os veículos são levados com um principal objetivo: cometer outros assaltos. "A moto acaba sendo uma ferramenta muito dinâmica para a prática de crime. O seu descarte, ainda mais fácil do que o de um carro ou outro instrumento, e as penas, caso eles sejam presos, são desproporcionais, são pequenas, e acabam não tendo consequência política tão relevante".

Na semana passada, câmeras de segurança registraram criminosos utilizando motos para fazer um arrastão e roubar pedestres na região do Morumbi, bairro nobre da capital paulista. Em uma das imagens, um dos ladrões desce do veículo e assalta um homem que passeava com o cachorro.

Conforme o levantamento, enquanto o Morumbi é um dos campeões de assaltos de pedestres por ladrões em motocicletas, os bairros do Tatuapé, Vila Mariana e Santo Amaro foram os primeiros colocados no roubo e furto deste tipo de veículo.

"Eles estão procurando ali, essencialmente, só a moto? Não. Eles querem a ferramenta para praticar mais crimes. Nós precisamos intensificar as penas, para que tenha resposta para esse tipo de delito, e aumentar as penas na receptação", acrescenta o especialista.

Na madruga deste sábado (09.dez), criminosos invadiram uma concessionária, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e furtaram quatro motocicletas. A ação foi flagrada por câmeras de segurança.

Nas imagens, é possível ver um homem de boné e camisa azul, vigiando a rua. Quando o movimento cessa, ele dá um sinal para os comparsas, que saem de dentro de um carro branco, quebram o vidro do estabelecimento e entram no local. O grupo joga as motocicletas na rua e, em menos de dois minutos, deixam o local.

O vidro lateral da concessionária ficou estilhaçado e uma das motos caída na rua. De acordo com o boletim de ocorrência, os ladrões empurraram os veículos, mas, no meio do caminho, foram avistados por policiais. O bando, então, abandonou as motocicletas e decidiu fugir a pé.

Dois menores foram detidos e levados à delegacia. Em depoimento, eles confirmaram ter praticado o furto e foram liberados na presença das mães.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade