Polícia do RS prende sete suspeitos de crimes de apologia ao nazismo
Um adolescente também foi apreendido na operação policial que encontrou roupas inspiradas no exército nazista, armas e livros
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu sete indivíduos e um apreendeu um adolescente pelos crimes de apologia ao nazismo e associação criminosa. Uma operação da polícia apreendeu ainda materiais e simbologias de apologia ao nazismo, fardamento inspirado na SS (exército nazista), armas brancas, simulacros de arma de fogo e literatura com conteúdo fascista e nazista.
+ Leia mais notícias do SBT News
As investigações iniciaram em maio deste ano, quando a polícia gaúcha recebeu uma denúncia anônima que relatava a existência de diversos grupos neonazistas e extremistas no Rio Grande do Sul. A primeira e a segunda fase da Operação Accelerare resultaram em prisões de suspeitos e apreensão de equipamentos eletrônicos para extração de dados.
A análise dos materiais apreendidos e, principalmente, do conteúdo extraído de telefones celulares, permitiu a identificação de diversas células ou grupos neonazistas com características extremistas, separatistas e racistas, bem como de diversos integrantes dos grupos e suas lideranças.