Publicação sobre pesquisa eleitoral que rejeita votos em Bolsonaro é falsa
Informação foi verificada pelo Projeto Comprova, que reúne 43 veículos de comunicação

SBT Brasil
São enganosas as publicações sobre uma suposta pesquisa eleitoral feita por telefone que não aceita o voto no candidato Jair Bolsonaro, do PL. A informação foi verificada pelo Projeto Comprova, que reúne 43 veículos de comunicação no combate à desinformação.
De acordo com as postagens, uma voz gravada pergunta: "se houver segundo turno, entre Bolsonaro e Lula. Hoje, em quem você votaria?". Ainda conforme o material, quando a pessoa digita no teclado do telefone o número correspondente ao de Bolsonaro, a voz diz que "o voto é inválido".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com base na apuração, o Comprova concluiu que essa é uma falsa pesquisa. Isto porque o suposto levantamento não possui o registro obrigatório no Tribunal Superior Eleitoral. Para ser oficial, é preciso seguir uma série de normas definidas pelo TSE, o que não aconteceu.
Nesse caso de fraude, a ligação parte de Rio Verde, no estado de Goiás. Não foi possível identificar o dono da linha, que está coberto pela Lei de Proteção de Dados.
Na internet, a fraude está sendo usada para desacreditar pesquisas de intenção de voto feitas por institutos sérios que cumprem a lei.
Além disso, é importante ressalta que divulgar pesquisas não registradas é crime, punível com detenção e multa. Em caso de dúvidas sobre pesquisa eleitoral, você mesmo pode acessar os registros do TSE no site do tribunal.