Publicidade
Brasil

Internet chega a 81% dos domicílios brasileiros, aponta estudo

Cerca de 40% das famílias de baixa renda ainda não têm acesso à rede em casa

Imagem da noticia Internet chega a 81% dos domicílios brasileiros, aponta estudo
acesso a internet
• Atualizado em
Publicidade

O número de brasileiros com acesso à internet cresceu nos últimos anos. Segundo levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil, pelo menos 81% dos domicílios no país estão conectados.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O maior crescimento foi entre as famílias de baixa renda, nas classes D e E, onde o acesso à rede quadruplicou. Nesta faixa de renda, o percentual saltou de 16%, em 2015, para 61%, em 2021.

Para muita gente, isso não é novidade, mas para a Dona Maria, de 65 anos, ter a rede disponível em casa significa não se sentir mais isolada. "Antigamente, você não tinha nada para falar, agora você tem com quem falar. Se tiver alguma coisa à noite, não precisa sair para falar, você liga para alguém, manda mensagem", ela conta.

A pesquisa mostra ainda que entre os mais ricos, na classe A, também vou crescimento, de 99% para 100%. O celular é o principal meio usado pelos brasileiros para acessar a internet, na sequência, vem a televisão, que já ultrapassa os computadores.

Para o coordenador do estudo, Fábio Storino, a ampliação do acesso está diretamente ligada a uma mudança nos hábitos dos brasileiros. "A internet se tornou um serviço tão fundamental quanto luz, o hábito da internet, as pessoas passaram a trabalhar pela internet, a estudar pela internet, fazer compra, até o supermercado para quem estava mais isolado por conta da pandemia", explica o especialista.

No entanto, a pesquisa mostra também uma outra realidade: 39% das famílias mais carentes ainda não têm internet em casa, e a grande maioria só consegue acessar a rede pelo celular. Isso porque o gasto com esse serviço ainda não cabe no bolso de milhões de brasileiros. "De uma maneira geral, o principal motivo é o preço. O custo da conexão ainda é uma barreira dos muitos não conectados no Brasil", acrescenta Fábio Storino.

Quem já ultrapassou essa barreira mudou a visão da vida e de si mesmo. "[Como a senhora está se sentindo com a internet?] Importante...", conclui dona Maria.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade