Zoonoses confirma segundo morcego com raiva em Itupeva, interior de SP
Órgão orienta moradores sobre prevenção, cuidados e reforça a importância da vacinação antirrábica gratuita

da TV Sorocaba
A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Itupeva, no interior de São Paulo, confirmou o segundo caso de morcego contaminado com raiva na cidade este ano. Havia quatro anos que o município não registrava a doença.
O animal, que ainda passa por análise morfológica para identificação da espécie, foi encontrado morto dentro de uma residência no condomínio Terras de Santa Tereza. Segundo a Zoonoses, não houve contato com pessoas ou animais domésticos. O morador acionou imediatamente a Vigilância de Vinhedo, município vizinho e limítrofe do bairro, para que o recolhimento fosse feito de forma segura.
A equipe reforça que os morcegos são protegidos por lei e qualquer forma de agressão ou morte intencional configura crime ambiental. Como medida preventiva, a UVZ realizará ações de orientação e vigilância junto aos moradores do condomínio, além de intensificar informações em clínicas veterinárias e Unidades Básicas de Saúde da região.
+ Alimentos ultraprocessados afetam fertilidade e metabolismo masculino, aponta estudo
Orientações à população
Sempre que um morcego for encontrado em situações atípicas (dentro de casas, em quintais, voando durante o dia ou caído no chão, vivo ou morto) é necessário acionar imediatamente a UVZ pelo telefone (11) 4591-8527.
A recomendação é não manipular o animal. A orientação é isolar o cômodo ou cobri-lo com um recipiente, como balde, caixa ou pano, até a chegada da equipe especializada.
Vacinação antirrábica gratuita
A UVZ oferece gratuitamente a vacina antirrábica para cães e gatos em sua sede, mediante agendamento pelo site da Prefeitura de Itupeva. O atendimento acontece na Praça São Paulo, nº 233, no Centro, ao lado da Casa da Cultura e em frente à Rodoviária.