Vacinação contra a gripe é prorrogada em sete estados do Norte até 31 de janeiro
Campanha pretende imunizar 6,6 milhões de pessoas na região; “Inverno Amazônico” é considerado o período de maior circulação viral
SBT News
A vacinação contra a gripe na região Norte do país foi prorrogada até o dia 31 de janeiro, conforme anunciou o Ministério da Saúde. A decisão leva em consideração a situação epidemiológica local, os estoques de vacinas disponíveis e as estratégias definidas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde.
+ Menos de 11% do público-alvo completou o esquema de vacina contra a dengue em SP
A expectativa é que 6,6 milhões de pessoas que vivem nos sete estados do Norte sejam imunizadas até o fim da campanha. Com a prorrogação da campanha, o Ministério da Saúde busca aumentar a cobertura vacinal na região em meio ao período de maior circulação viral, conhecido como "Inverno Amazônico".
A campanha de imunização está sendo realizada com a vacina trivalente, que protege contra os três principais tipos de vírus da gripe em circulação no Brasil. A recomendação é que toda a população não vacinada, a partir dos seis meses de idade, receba a dose.
+ Proibição do PMMA: CFM pedirá à Anvisa que produto seja banido em procedimentos estéticos
Em 2023, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins passaram a adotar o segundo semestre do ano como período de imunização contra a gripe.
Essa mudança foi motivada pelas características climáticas da região, que entra em seu "Inverno Amazônico" nessa época, período de maior circulação do vírus e aumento dos casos de gripe.
Até o momento, foram aplicadas 2.881.622 doses da vacina na região Norte, atingindo uma cobertura vacinal de 39,3%, muito abaixo da meta da pasta.