Saúde começa a distribuir novo lote de vacinas contra dengue
Imunizante continuará sendo destinado a jovens de 10 a 14 anos
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de um novo lote de vacinas contra a dengue. Desta vez, a entrega será ampliada para 165 municípios, que foram incluídos na lista de locais contemplados devido às altas taxas de transmissão da doenças nos últimos meses. A previsão é que as doses comecem a ser utilizadas ainda nesta semana.
+ Dengue: infectologista tira dúvidas sobre vacina, repelentes e sintomas
Ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 165 agora contemplados com a ampliação. Destas, há 668 mil próximas do vencimento, previsto para 30 de abril, enquanto 523 mil vão vencer em junho.
“Enviaremos uma parte dessas doses para repor as que foram remanejadas em municípios inicialmente contemplados. Assim, garantiremos a continuidade da vacinação em locais com dose por vencer agora e que vão redistribuir”, explicou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), Eder Gatti.
Segundo ele, o imunizante continuará sendo destinado a jovens de 10 a 14 anos, já que o público concentra a maior proporção de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses, que devem ser aplicadas com intervalo de três meses.
+ Vacinação contra a dengue pode levar até 8 anos para reduzir transmissão
Até a manhã desta segunda-feira (1º), o Brasil registra 2,4 milhões de casos prováveis de dengue e 897 mortes. Em meio ao cenário, foram publicados 407 decretos municipais e 11 estaduais de emergência por causa da enfermidade, permitindo a adoção de medidas administrativas para conter a doença, em especial a aquisição de insumos e materiais.