Quer emagrecer? Entenda por que o consumo de álcool pode atrapalhar
Bebidas alcoólicas inibem a queima de açúcar e gordura do corpo; veja dicas de como reduzir ou eliminar o álcool sem sofrimento
Brazil Health
O álcool é um problema para quem quer emagrecer. Primeiro, ele tem mais calorias que o açúcar e a proteína (4 kcal/g no açúcar e na proteína, e 7 kcal/g no álcool).
+ Álcool e câncer? Bebidas alcoólicas têm relação com pelo menos seis tipos da doença, diz relatório
Quando metabolizado no organismo, é absorvido rapidamente no intestino, inibindo a queima de açúcar e gordura. O excesso de álcool leva à hipoglicemia e à acidose láctica.
+ A cada hora, 12 pessoas morrem no Brasil por consumo de álcool, aponta pesquisa da Fiocruz
Efeitos agudos do álcool
Em outras palavras, é como se o álcool enviasse um sinal errado ao organismo, inibindo a queima de gordura e aumentando seu acúmulo no fígado, causando, em casos mais graves, o que chamamos de fígado gorduroso.
Dessa forma, os processos necessários ao emagrecimento, como a oxidação ou queima de substratos energéticos, não ocorrem ou são drasticamente reduzidos quando o álcool é consumido.
Além disso, o álcool pode causar hipoidratação devido ao aumento da produção de urina, e seu consumo crônico pode levar ao alcoolismo, resultando em prejuízos sociais e orgânicos significativos, além de reduzir o tempo de vida do indivíduo. O álcool também inibe a ação de uma série de medicamentos.
Benefícios de eliminar o álcool da rotina
● Maior disposição
● Mais facilidade para emagrecer
● Aumento no estado de alerta e menos distúrbios do sono
● Menor risco de acidentes
Dicas para reduzir o consumo de álcool sem sofrimento
● Observar o consumo semanal e tentar reduzi-lo em 30% a 40%
● Aumentar a ingestão de água ao consumir bebidas alcoólicas
● Optar por bebidas sem álcool, como drinks, cervejas e espumantes 0% álcool - já existem boas opções em mercados, bares e restaurantes
● Preferir beber somente em ocasiões especiais e escolher bebidas de boa procedência
● Ressignificar momentos em grupo ou festas, lembrando que a alegria está no evento e nas pessoas, não necessariamente na bebida alcoólica
* Patrícia Campos-Ferraz é nutricionista credenciada pelo CRN3/5160