Por que uma infecção no joelho fez Marc Cucalón, do Real Madrid, se aposentar aos 19 anos?
Jogador da base do time espanhol adquiriu uma infecção bacteriana na cartilagem do joelho direito após fazer cirurgia no ligamento cruzado
Marc Cucalón, jovem meio-campista e capitão das categorias de base do Real Madrid, anunciou sua aposentadoria aos 19 anos. O motivo: uma infecção bacteriana na cartilagem do joelho direito, que ele contraiu após uma cirurgia realizada devido a uma lesão no ligamento cruzado depois de uma dividida em uma partida contra o Celtic, da Escócia.
+ Lesões no joelho, quando operar? | Viva Mais, Viva Bem
O relato foi publicado pelo jogador em suas redes sociais.
"Depois de várias complicações, minha lesão me obrigou a tomar a difícil decisão de dizer adeus ao futebol, pelo menos da maneira que sempre sonhei", relatou.
+ Mais da metade das lesões no joelho são causadas pelo futebol
Cucalón era uma das grandes promessas do time juvenil espanhol, onde ganhou títulos e recebeu comparações com o lendário Xabi Alonso.
"Foi uma pancada muito forte. Ouvi um "clack" (som de estalo), e já pensei que poderia ser algo sério", declarou em participação a um documentário feito pelo Real Madrid.
Por que a infecção fez o jogador se aposentar?
A cartilagem do joelho permite a mobilidade do movimento e precisa estar bem lisa. Quando ela está sem desgaste e lesão, os movimentos das articulações são indolores e completos. Mas quando você tem uma infecção bacteriana, por exemplo, a cartilagem se desgasta e faz com que ela perca a capacidade de fazer movimentos do joelho. Definitivamente.
É o que explica Marcus Luzo, ortopedista do Hospital São Paulo e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia EPM/Unifesp.
"Essa infecção movida por bactérias nocivas degenera a cartilagem, deixando-a irregular, destruindo sua função normal. Assim, para que você tenha o movimento normal do joelho é muito doloroso, uma vez que a região fica mais sensível, como se fosse uma pedra do sapato", ressalta.
Ainda de acordo com o especialista, outro ponto da cartilagem é que ela não se regenera. Diferente, por exemplo, do fêmur, tíbia, que são ossos que conseguem se recuperar com o tempo.
"Não importa a idade, mesmo com 19 anos, como é o caso do jogador, os danos serão para o resto da vida", pontua.
Por que uma infecção pode ser contraída após uma cirurgia?
De acordo com o especialista, alguns fatores como, contaminações bacterianas durante a cirurgia e falhas na esterilização, podem desencadear uma infecção bacteriana após uma cirurgia. No entanto, "mesmo com tudo perfeito, em alguns casos não há uma causa conhecida", explica.
"São mais comuns as infecções agudas, que acometem o paciente desde a entrada no hospital até a saída dele, e as infecções crônicas, que são mais tardias, e acometem o paciente dias depois de deixar o hospital", diz.
Ainda de acordo com ele, os riscos são bem baixos, mas não nulos. "Em casos de cirurgia de ligamento cruzado, a possibilidade é de menos de 1%", ressalta o ortopedista.
Tratamento
Infecção articular precisa ser tratada com drenagem cirúrgica, onde a cirurgia é reaberta e lavada com soro fisiológico, além de administração de antibiótico por três a seis semanas, e repouso.
"Esse tratamento precisa ser feito o quanto antes para evitar que os danos à cartilagem sejam maiores, uma vez que eles são permanente", afirma Marcus.
Buscas por jogador com aumento repentino no Google Brasil
O interesse de busca pelo jogador "Marc Cucalón" teve um aumento repentino no Google Brasil na comparação com os últimos 12 meses. Os dados são do Google Trends.