Ministério da Saúde estuda incluir Ozempic no SUS no primeiro semestre de 2025
Análise incluirá eficácia, segurança e impacto orçamentário e deve durar até 180 dias
S
SBT News
15/01/2025, 15:49 • Atualizado em 15/01/2025, 15:49
compartilhar
Ozempic | Reprodução
O Ministério da Saúde começou a avaliar a possível incorporação do Ozempic (semaglutida) ao Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2025.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
O medicamento, utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, foi solicitado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) no dia 16 de dezembro de 2024. De acordo com a pasta, a análise será concluída em até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias.
A incorporação de um medicamento ao SUS requer, primeiramente, seu registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que já foi atendido pelo Ozempic. Além disso, é necessária uma decisão favorável da Conitec, que irá avaliar critérios como eficácia, segurança, e impacto orçamentário para o sistema público de saúde.
O debate sobre a distribuição do Ozempic na rede pública foi promovido pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ao anunciar a intenção de fornecer o medicamento a partir de 2026. A patente da farmacêutica Novo Nordisk será quebrada no ano que vem, o que permite a produção de genéricos no Brasil.
Questionado peloSBT News, o Ministério da Saúde esclareceu que a aquisição de medicamentos pelo Rio de Janeiro pode ser feita com recursos próprios, desde que atenda a critérios técnicos e de transparência.
"A legislação permite que estados e municípios adquiram e forneçam medicamentos registrados pela Anvisa, desde que utilizem recursos próprios e sigam as diretrizes do SUS", diz a pasta em nota.
No entanto, o ministério destacou a necessidade de alinhamento com as políticas nacionais de saúde.
A Conitec, responsável pela avaliação do Ozempic, considera as evidências científicas disponíveis e realiza uma análise econômica comparativa, levando em conta os custos e benefícios do medicamento para o SUS. Mas a pasta não disse qual parâmetro econômico será adotado.
Atualmente, o SUS oferece tratamentos para obesidade, com foco em práticas não medicamentosas, como dietas, exercícios físicos e apoio psicológico. Em casos específicos, a cirurgia bariátrica pode ser indicada.
Ministério da Saúde estuda incluir Ozempic no SUS no primeiro semestre de 2025Análise incluirá eficácia, segurança e impacto orçamentário e deve durar até 180 diasSaúde2025-01-15T15:49:06.395ZO Ministério da Saúde começou a avaliar a possível incorporação do Ozempic (semaglutida) ao Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2025. O medicamento, utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, foi solicitado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) no dia 16 de dezembro de 2024. De acordo com a pasta, a análise será concluída em até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias. A incorporação de um medicamento ao SUS requer, primeiramente, seu registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que já foi atendido pelo Ozempic. Além disso, é necessária uma decisão favorável da Conitec, que irá avaliar critérios como eficácia, segurança, e impacto orçamentário para o sistema público de saúde. O debate sobre a distribuição do Ozempic na rede pública foi , ao anunciar a intenção de fornecer o medicamento a partir de 2026. A patente da farmacêutica Novo Nordisk será quebrada no ano que vem, o que permite a produção de genéricos no Brasil. Questionado pelo SBT News, o Ministério da Saúde esclareceu que a aquisição de medicamentos pelo Rio de Janeiro pode ser feita com recursos próprios, desde que atenda a critérios técnicos e de transparência. "A legislação permite que estados e municípios adquiram e forneçam medicamentos registrados pela Anvisa, desde que utilizem recursos próprios e sigam as diretrizes do SUS", diz a pasta em nota. No entanto, o ministério destacou a necessidade de alinhamento com as políticas nacionais de saúde. Avaliação da Conitec A Conitec, responsável pela avaliação do Ozempic, considera as evidências científicas disponíveis e realiza uma análise econômica comparativa, levando em conta os custos e benefícios do medicamento para o SUS. Mas a pasta não disse qual parâmetro econômico será adotado. Atualmente, o SUS oferece tratamentos para obesidade, com foco em práticas não medicamentosas, como dietas, exercícios físicos e apoio psicológico. Em casos específicos, a cirurgia bariátrica pode ser indicada.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/saude/ministerio-da-saude-estuda-incluir-ozempic-no-sus-no-primeiro-semestre-de-2025
Marina defende chapa com Tebet: uma preta, uma branca
Pré-candidata ao Senado aposta em dobradinha feminina em SP e afirma que candidaturas representam “lógica do encontro” em meio a cenário político dividido