Eduardo Paes anuncia 'Ozempic' na rede pública de saúde do Rio em posse para 4º mandato
Reeleito no 1º turno, prefeito promete ainda força-tarefa municipal de segurança e aumenta número de secretarias; 46 decretos listam projetos
SBT News
O prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tomou posse nesta quarta-feira (1) e anunciou um pacote de medidas para seu quarto mandato. Entre elas, a criação de um grupo de estudo para introdução do medicamento Ozempic, usado contra a obesidade, na rede pública de saúde, a criação de uma força-tarefa de segurança municipal e o aumento de secretarias na prefeitura.
A solenidade de posse de Paes foi na Câmara Municipal, onde também foram empossados os 51 vereadores eleitos. Reeleito no primeiro turno das Eleições 2024, com 60% dos votos, o prefeito agradeceu aliados e aos eleitores.
"Me sinto honrado, mas recebo essa tarefa com profunda humildade, porque se o tempo é o pai da experiência devo governar com mais sabedoria e serenidade, consciente de que tamanha confiança em mim depositada deve se refletir no compromisso vital que assumo com o povo dessa cidade", disse Paes.
As medidas do prefeito apresentadas estão num pacote de 46 decretos publicados no Diário Oficial do Rio desta quarta-feira (1). Boa parte delas são de criação de grupos de estudo e trabalho para implantação de projetos, como o do caso do Ozempic genérico grátis na rede municipal - uma das promessas de sua campanha de reeleição.
+ Ozempic de graça? Paes promete remédio na rede pública do Rio; entenda riscos
O decreto da área da Saúde informa que haverá pesquisa sobre a substância principal do medicamento, a semaglutida, para uso no tratamento contra a obesidade nas Clínicas da Família. O estudo tem 90 dias para ser apresentado.
Na área de segurança pública, um dos principais problemas do Rio, Paes criou um grupo para elaboração de uma Força Municipal de Segurança da Cidade do Rio de Janeiro.
O total de secretarias da prefeitura também aumento de 30 para 34 nesse novo mandato. Foram criadas as secretarias de Direitos Humanos e Igualdade Racial, de Proteção e Defesa do Consumidor, de Desenvolvimento Urbano e de Projetos Estratégicos.