Ministério da Saúde entrega primeiras doses de vacina atualizada contra a covid-19
Segundo a pasta, 11 estados receberam unidades nos últimos dias e os demais receberão suas parcelas nas próximas semanas
O Ministério da Saúde começou a distribuir aos estados, na última quinta-feira (9), as primeiras doses da vacina atualizada da covid-19. Segundo a pasta, na data, o Paraná recebeu 136.800 doses, o Maranhão, 90.400, Goiás, 86.400, e Mato Grosso, 47.200.
+ Farmácia Popular: governo flexibiliza retirada de remédios para moradores do RS
Já na sexta-feira, chegaram vacinas ao Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina.
"As demais unidades da federação receberão suas parcelas ao longo das próximas semanas", ressalta o ministério.
O imunizante é o mais atualizado contra a covid-19, dentre os autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele protege contra a subvariante Ômicron XBB do coronavírus. O Ministério da Saúde explica que a vacina está sendo disponibilizada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, e também para idosos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
A pasta adquiriu 12,5 milhões de doses do imunizante atualizado. Os primeiros lotes desse total chegaram ao país no dia 2 de maio.
"Os imunizantes foram liberados para distribuição após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A vacina foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", pontua o ministério.