Menino de 9 anos que recebeu cinco órgãos ao mesmo tempo passa por nova cirurgia nos EUA; entenda
Diagnosticado com doença rara que afeta sistema digestivo, Jakob recebeu novos pâncreas, estômago, fígado, intestino delgado e intestino grosso
Um menino de nove anos chamado Jakob Perez passou por uma nova cirurgia, nesta terça-feira (16), depois de apresentar uma piora em seu estado de saúde. No fim de junho, ele passou por uma extensa cirurgia para receber cinco órgãos ao mesmo tempo: novos pâncreas, estômago, fígado, intestino delgado e intestino grosso. Seu estado de saúde é estável.
+ 'Pior dor do mundo': hospital de MG vai tratar de graça pacientes com neuralgia do trigêmeo
"Ele ainda está com enxaquecas e o seu tronco está coberto de uma erupção cutânea (ferida na pele) vermelha", informou sua mãe, Mickaela Perez, pelas redes sociais
Natural de Michigan, nos Estados Unidos, Jakob tem uma condição rara que afeta menos de 100 pessoas em todo o mundo: a doença de inclusão de microvilosidades (MVID), que compromete todo o sistema digestivo do paciente. De acordo com a National Organization for Rare Disorders (Associação para Doenças Raras dos Estados Unidos) (Nord), a condição é caracterizada por uma diarreia crônica e grave, mesmo após a interrupção da alimentação oral. O paciente também não consegue absorver os nutrientes necessários para o corpo, já que o intestino delgado não é desenvolvido completamente ou pode se atrofiar ao longo do tempo.
Em publicação nas redes sociais, a mãe disse que os médicos que atendem Jakob, até o momento, não estão associando a piora à rejeição dos novos órgãos recebidos. Ela, Jakob, o marido, Joshua Perez, e toda a família precisaram aguardar por 9 anos até que fossem encontrados órgãos compatíveis e o procedimento fosse realizado, em 26 de junho de 2024.
A recuperação de pelo menos dois meses no hospital já era esperada por Mickaela, que compartilha em suas redes sociais atualizações do estado de saúde do garoto quase diariamente.
"Esta criança continua a desafiar todas as probabilidades! Dá para acreditar que dois dias de pós-operatório de um transplante de 5 órgãos, ele se levanta e anda para uma cadeira?", escreveu, no dia 28 de junho, depois de compartilhar um vídeo do garoto
Quais são as causas da doença?
A MVID é causada por mutações genéticas e, apesar de ter uma relação hereditária, ou seja, podendo ser herdado de pais para filhos, a verdadeira causa da doença ainda é desconhecida pela literatura médica, de acordo com a Nord.
Seus sintomas podem ser confundidos com intolerância à lactose, por exemplo, que é a má absorção pelo corpo da proteína do leite, e que também pode causar diarreias constantes. No entanto, uma das diferenças está na prevalência dos sintomas, já que a MVD continua mesmo após a interrupção alimentar. O diagnóstico é feito por biópsia.
A maior parte dos casos já é aparente após o nascimento, mas também há algumas situações de início tardio, de seis a oito semanas após o nascimento em bebês que, até então, pareciam saudáveis.
Como era a vida de Jakob antes do transplante?
Desde que nasceu, Jakob precisou se alimentar por via intravenosa, já que a doença impede a absorção de nutrientes por meio da alimentação. Com os novos órgãos, a esperança da família é de que isso não precise continuar.
Para ajudar nos custos do tratamento de Jakob, sua tia Mabon Monique Acord criou uma vaquinha virtual.
"Este garotinho, juntamente com sua família, é mais forte do que a maioria neste mundo e se beneficiaria até mesmo de uma oração! Nós amamos todos vocês!", escreve no site de doação