Saúde

Instituto Butantan vai assumir farmacêutica pública para ampliar produção de medicamentos do SUS

Mudança prevê a produção de 35 novos medicamentos para os próximos cinco anos

Imagem da noticia Instituto Butantan vai assumir farmacêutica pública para ampliar produção de medicamentos do SUS
Projeto integra o conjunto de medidas de modernização da administração pública. | Divulgação/Furp
Publicidade

O Instituto Butantan assumirá o laboratório farmacêutico público do Estado de São Paulo – Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (Furp) –, com o objetivo de diversificar a produção e aumentar a oferta de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei que define extinção da empresa foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (1º).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A incorporação busca aumentar o portfólio de medicamentos nos próximos anos, incluindo aqueles com maior exigência de tecnologia e mais críticos ao SUS. A Furp, que já chegou a produzir aproximadamente 80 tipos de medicamentos, hoje oferta apenas 30. Entre eles, estão antibióticos, anti-hipertensivos, imunossupressores, diuréticos, para transplantados, diabéticos e para saúde mental.

Segundo o Instituto Butantan, estão previstos 35 novos medicamentos para os próximos cinco anos e quatro projetos de Programa de Desenvolvimento Produtivo (PDP), aprovados pelo Ministério da Saúde em 2025.

Outros medicamentos têm previsão de implementação a médio e longo prazo, como oncológicos, antirretrovirais, para doenças raras, doenças negligenciadas e do sistema nervoso central, além de tecnologias injetáveis – algumas ainda protegidas por patentes que irão expirar nos próximos anos.

“Vamos somar a enorme experiência da Furp e seu parque produtivo com todo o conhecimento e capacidade do Instituto Butantan nas mais diferentes frentes, como pesquisa, inovação e produção. É um projeto que vem sendo cuidadosamente elaborado nos últimos dois anos”, disse Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

Em nota, a Furp afirmou que as atividades e operações da fundação permanecem em andamento, e atuais funcionários serão mantidos. A Furp já atendeu cerca de 600 municípios paulistas, mas hoje atende apenas 30 regularmente. A mudança permitirá que mais municípios, de São Paulo e do Brasil, sejam inclusos.

A empresa também administra sete unidades da Farmácia Dose Certa. Criadas em setembro de 2004, pelo Governo de São Paulo, as unidades estão localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso, como estações do Metrô, de ônibus e hospitais, e mais de 100 tipos de medicamentos são distribuídos gratuitamente, como anti-hipertensivos, antibióticos, anti-inflamatórios, hipoglicemiantes e medicamentos para saúde mental.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade