Gripe aviária: RS conclui visitas a propriedades rurais após foco em Montenegro
União Europeia, China e outros 18 países suspenderam exportações de frango do Brasil

Guilherme Rockett
A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul concluiu a visita a 540 propriedades rurais em um raio de dez quilômetros do foco de gripe aviária em Montenegro. Equipes também revisitaram 19 propriedades com aves no raio de três quilômetros, conforme o Plano Nacional de Contingência.
Sete barreiras sanitárias seguem em operação 24 horas e já desinfectaram mais de 1.200 veículos. As barreiras estão distribuídas nas rodovias BR-386, RS-124, TF-10 e em estradas vicinais. Além da vigilância e da desinfecção, os servidores realizam ações de educação sanitária em escolas e agropecuárias da região.
Uma amostra coletada de uma ave de subsistência foi enviada para análise no Laboratório Federal de Campinas (SP). O Estado aguarda o resultado do Ministério da Agricultura.
Hoje, mais uma cidade gaúcha está com suspeita de infecção pela gripe aviária. Gaurama fica na região norte do estado, próximo a Erechim e junto à divisa com Santa Catarina. No total, são oito investigações em andamento em todo o país nessa quarta-feira (21).
+ Conta de luz: governo anuncia medida provisória que amplia isenções; veja quem tem direito
+ Rússia transformou o Brasil em 'fábrica de espiões', relata New York Times