Dia D de Vacinação ocorre neste sábado (18) em todo o Brasil
Medida visa atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Camila Stucaluc
Os estados brasileiros promovem, neste sábado (18), o Dia D de multivacinação, em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa visa atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos, ampliando a cobertura vacinal em todo o país.
Durante a mobilização, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas para atender o público no país, das 8h30 às 16h. Mais de 15 vacinas serão oferecidas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas.
Para participar da iniciativa, basta que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), portando a caderneta de vacinação e documento com foto. Aqueles que não tiverem acesso à caderneta podem acompanhar a situação vacinal dos jovens pelo aplicativo Meu SUS Digital.
"Não podemos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram. É o dia de sair de casa e levar nossas crianças para se vacinar, para que o Brasil volte a ser campeão mundial em vacinação”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Veja quais vacinas estão disponíveis:
- BCG
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10-valente (conjugada)
- Meningocócica C (conjugada)
- Meningocócica ACWY (conjugada)
- Influenza
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
- DTP
- Hepatite A
+ Parque da Independência, em São Paulo, recebe campanha de vacinação contra a pólio
Durante a mobilização, o Ministério da Saúde ainda garante a imunização contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos. No caso da febre amarela, a vacinação será priorizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A campanha segue até 31 de outubro.