Cerca de 13 mil processos por erros médicos foram abertos no primeiro bimestre de 2025
Levantamento do Conselho Nacional de Justiça diz que maioria acusa danos morais e materiais
SBT Brasil
Mais de 200 processos por erros médicos chegam a tribunais do Brasil todos os dias. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, reclamações deste tipo chegaram a quase 13 mil nos dois primeiros meses de 2025. O levantamento do órgão diz que a maioria são processos por danos morais e materiais.
"Eu não estou mais andando, não estou ouvindo, e minha visão foi afetada também. Então, eu perdi uns 30, 40% da visão", conta a vendedora Luciene de Souza que tenta uma reparação dos danos causados por uma cirurgia para implante nos seios.
A família da vendedora suspeita de negligência médica e quer uma indenização da cirurgiã e do hospital.
O procedimento de Luciene custou certa de R$ 20 mil e foi realizado por uma cirurgiã que tem mais de 20 anos de experiência, em um hospital da zona norte do Rio de Janeiro. A polícia ainda investiga o que aconteceu.
O conselheiro do Conselho Regional de Medicina, Raphael Câmara, faz um alerta. "Toda cirurgia, por menor que seja, ela tem riscos. Então, se deve avaliar se aqueles riscos podem ou não superar os benefícios e isso deve ser feito após uma conversa com seu médico", explica.