Publicidade
Saúde

Beacon, o cão terapeuta das ginastas dos EUA: como cachorros podem ajudar a cuidar da saúde mental?

Apelidado de "Bom Menino", golden retriever faz parte do programa de saúde da Federação Desportiva de Ginástica dos EUA

Imagem da noticia Beacon, o cão terapeuta das ginastas dos EUA: como cachorros podem ajudar a cuidar da saúde mental?
Beacon atua como cão terapeuta das ginastas dos EUA | Reprodução/Instagram
Publicidade

A Federação Desportiva de Ginástica dos Estados Unidos (sigla de USAG) adotou um método inovador para promover os cuidados da saúde de forma integral de seus atletas, incluindo a parte psicológica, que vem ganhando as redes sociais. O golden retriever chamado Beacon, apelidado de “Goodest Boy” (bom menino, na tradução livre), vem atuando como cão terapeuta das ginastas da equipe norte-americana das Olímpiadas de Paris. Como cães podem ajudar a cuidar da saúde mental?

+ Cão 'salsicha' deve ser proibido? Veja o que considerar na hora de comprar ou adotar seu cachorro

Segundo a veterinária Mônica Amaral, presidente do Conselho Cinotécnico da Confederação Brasileira de Cinofilia (CKFC), entidade responsável por estabelecer padrões para a criação de cães no Brasil, a resposta passa por essas palavras-chave: fidelidade, amor incondicional, verdadeiro e sem interesse.

+ Brincar com cães ajuda a reduzir estresse e melhorar estabilidade emocional, diz estudo

Com isso, os cães ajudam a diminuir a ansiedade, a solidão e a depressão, o que já foi comprovado por estudos, como um feito pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com dois mil tutores de pets, em que 74% deles relataram ter tido uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação.

Beacon em momentos descontraídos | Reprodução/Instagram
Beacon em momentos descontraídos | Reprodução/Instagram

Goldens se destacam no trabalho terapêutico

Nascido no dia 18 de fevereiro de 2020, Beacon é treinado por sua tutora, Tracey Callahan Molar, que afirmou ao Portal ESPN que ele nasceu com o dom de oferecer apoio emocional às pessoas.

“Ele é atraído por duas coisas: ouvir seu nome e um senso inato de quando alguém precisa dele”, disse Calahan ao portal.

A atuação de Beacon já vem de antes das Olímpiadas. Ele e outros cães ajudaram a equipe de ginástica olímpica dos EUA a se acalmar durante as eliminatórias no final de junho.

Beacon em momentos descontraídos | Reprodução/Instagram
Beacon em momentos descontraídos | Reprodução/Instagram

Mônica ressalta que o golden retriever é um cão extrovertido, confiável e ansioso por agradar e, por isso, é muito fácil de ser treinado, além de se destacar no trabalho terapêutico.

"O golden se comporta como um eterno filhote e forma laços fortes com o ser humano, proporcionando conforto e companhia. Ele é muito utilizado nesta função de terapia, por sua natureza alegre e brincalhona, mesmo nos adultos", ressalta Mônica.

Além disso, de acordo com a especialista, eles conseguem perceber, de fato, se a pessoa não está bem.

Maior parte das raças pode ajudar na saúde mental

Cães das raças labrador, butter collie, pastor de shetland, cocker spaniel, cavalier king, charles spaniel, pug, shih tzu e poodle também podem atuar como "cães terapeutas", segundo a especialista.

No entanto, de uma forma geral, muitos dos cães são capazes de tal função, já que essas características estão em seu DNA e a maioria das raças foi criada para trabalhar para o homem: como caçadores ou pastores, por exemplo.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade