Baixas temperaturas elevam risco de problemas cardíacos
Temperaturas abaixo dos 14 °C aumentam em até 30% a chance de complicações cardíacas; manter hábitos saudáveis no inverno é essencial para a prevenção

Rayan Chinellato
do SBT Brasil
Durante o inverno, os casos de infarto tendem a aumentar no Brasil, especialmente quando as temperaturas caem abaixo dos 14 °C. O frio provoca a contração dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial e sobrecarregando o coração.
Em pessoas com histórico de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, obesidade ou que fumam, o risco de complicações é ainda maior.
+ Anvisa interdita 3 estabelecimentos de estética com irregularidades sanitárias
Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, o clima mais seco e gelado também favorece hábitos prejudiciais à saúde, como o consumo menor de água, alimentação mais calórica e a redução da prática de exercícios físicos. Esses fatores, combinados, contribuem para o aumento das ocorrências de infarto, que já ultrapassam 300 mil casos por ano no país.
O principal sintoma é a dor intensa no peito, que pode se espalhar para o ombro, pescoço ou braço esquerdo. Para se prevenir, especialistas recomendam manter a rotina de atividades físicas, manter-se hidratado e cuidar da alimentação.